segunda-feira, 26 de abril de 2010

‘Trabalhador tem que morar no Centro’, diz sem-teto


Não fosse pela faixa vermelha na fachada do prédio na Avenida Nove de Julho, na região central de São Paulo, não haveria pistas de que o imóvel está ocupado desde a madrugada desta segunda-feira (26) por famílias sem-teto. Vez ou outra, alguém surge nas janelas apenas para observar o movimento. Nos fundos, na Rua Álvaro de Carvalho, a situação já é diferente.

Veja fotos de protesto perto da sede da Prefeitura de SP

Uma única viatura da polícia militar guarda, do outro lado da rua, a pequena e aparentemente frágil porta de madeira que dá acesso aos fundos do prédio, velho conhecido das famílias sem-teto. De cima do muro, um homem vigia tudo, atento. Outros vários pedaços de madeira reforçam a segurança de quem está dentro, e a entrada e a saída de pessoas só são permitidas com identificação e depois da certeza de que não há policiais por perto.

O G1 teve acesso ao terreno nos fundos do prédio, onde estão desde esta madrugada 500 pessoas, de acordo com números divulgados pela Frente de Luta por Moradia (FLM), movimento que encabeça o protesto. Segundo uma das coordenadoras, o grupo é formado por famílias que já viveram no edifício e saíram com a promessa de que ele fosse reformado para que trabalhadores de baixa renda pudessem habitá-lo.

“Temos uma luta aqui desde 1997. Saímos em 2003 e depois reocupamos outras três vezes. Na última, saímos em abril de 2009”, explica Carmem Ferreira da Silva. Segundo ela, o prédio tem irregularidades. A primeira era um problema na delimitação do terreno, que já teria sido resolvida. “Agora a Eletropaulo está afirmando que existe uma conta de luz pendente no valor de meio milhão de reais. Cada vez que achamos que vamos morar com dignidade, surge um problema.”

Ela afirma que há um projeto do governo federal para que sejam construídos prédios no terreno da Rua Álvaro de Carvalho, que resultariam em 400 unidades e mais as 133 do prédio da Avenida Nove Julho. “Mas não há iniciativa da prefeitura. O projeto ‘Minha casa, minha vida’ não existe em São Paulo”, reclama, referindo-se ao programa de moradia para trabalhadores de baixa renda.“Não queremos nada de graça, mas queremos nossos direitos. E trabalhador tem que morar no centro da cidade”, afirma.

Ocupações
A FLM promoveu uma série de ocupações na madrugada desta segunda. Duas mil famílias, segundo estimativa do próprio movimento, ocupam esse prédio e mais um, na região central, além de um terreno localizado na Zona Sul.

Outro grupo grande, composto por cerca de 450 pessoas, tentou acampar em frente à sede da Prefeitura, no Centro, mas a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar (PM) impediram a aproximação dos manifestantes. Os sem-teto passaram a ocupar a região do Viaduto do Chá, com barracas. Eles aguardam ser atendidos pelo prefeito Gilberto Kassab. Além disso, a FLM afirma que formará uma comissão para ir a Brasília dialogar com representantes do governo federal.

De acordo com Carmem, a desocupação só será feita mediante a previsão do governo de reforma dos prédios, para que as famílias possam voltar a viver neles. “Queremos saber do cronograma, porque moradia é nosso direito. Mas todas as vezes em que estivemos aqui foi pacificamente. Não somos bandidos.”

Um comandante da PM esteve no local para ver quantas pessoas se encontravam no prédio e se havia grande quantidade de mulheres e crianças – o que foi confirmado. Mas, segundo a polícia, por enquanto será feito apenas o monitoramento da situação, com uma viatura. Caso haja uma ordem judicial para a desocupação, a primeira iniciativa será o diálogo. Os sem-teto afirmam, no entanto, que em sua chegada ao local foram recebidos com gás de pimenta.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Aeroporto britânico de Heathrow volta a funcionar após 5 dias fechado


O aeroporto de Heathrow, em Londres, foi reaberto nesta terça-feira (20) após cinco dias sem operar e recebeu um voo de Vancouver (Canadá), informaram as autoridades locais.

Um porta-voz afirmou que o aeroporto - o maior da Europa - reabriu pouco antes das 22h locais (18h de Brasília), após a agência de segurança aérea britânica anunciar a retomada gradual das operações.

"Eu posso confirmar que o aeroporto de Heathrow foi reaberto, e um primeiro voo da British Airways vindo de Vancouver pousou".

A British Airways acrescentou ainda que mais de 20 voos de longa distância são esperados nos aeroportos de Heatrow ou Gatwick - também em Londres - para a noite desta terça-feira ou a manhã de quarta-feira.

Outros aviões tentaram pousar mais cedo, mas foram desviados para outros aeroportos europeus após terem o pedido de permissão de pouso negado, afirmou a porta-voz.

A reabertura ocorre pouco depois de o governo do Reino Unido ter anunciado que iria levantar as restrições à maior parte do espaço aéreo do país, que estava fechado por conta das cinzas do vulcão islandês, o que impediu milhares de passageiros de voltarem para casa.

O Reino Unido, uma importante conexão aérea internacional, foi um dos últimos países da Europa a decidir reabrir seu espaço aéreo.

A Polônia também anunciou a reabertura de seu espaço aéreo, a partir de 5h GMT (2h de Brasília) da quarta-feira.

A Air France também anunciou que planeja colocar no ar todos seus voos de longa duração nesta quarta, informou a companhia. Mas a empresa anunciou também que os voos de média distância, para o norte e o nordeste da Europa, continuam suspensos.

O presidente da Organização Internacional de Aviação Civil disse nesta terça-feira (20) que é seguro voar sobre a Europa, no sexto dia de caos aéreo provocado pelas cinzas do vulcão islandês e no momento em que a maioria dos países resolveu reabrir seus espaços aéreos. A declaração foi feita por Roberto Kobeh Gonzalez depois de encontro com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-monn.

De acordo com a agência que controla o tráfego aéreo na Europa, quase 75% de todo espaço aéreo europeu estava livre de restrições no início da noite desta terça.

Segundo a agência, as regiões que mantinham o tráfego aéreo normal ou parcial são: Áustria, área dos Bálcãs, Bélgica, Bulgaria, República Tcheca, Hungria, Itália, sul da França, Grécia, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Espanha, Romênia, norte da Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia

Ao final do dia, segundo a agência, um total de 95 mil voos terão sido cancelados desde a última quinta-feira, quando começaram as restrições.

domingo, 18 de abril de 2010

Aeroportos reabrem no sul da França


A França anunciou neste domingo (18) a reabertura do tráfego aéreo comercial em vários aeroportos do sul do país, entre eles os de Nice e Marselha, mas mantém fechados os de Paris devido à nuvem de cinzas procedente de um vulcão na Islândia. A Direção Geral de Aviação Civil (DGAC) confirmou que os voos comerciais poderão operar ao sul de uma linha imaginária entre as cidades de Bordeaux e Marselha.

A decisão afeta, entre outros, os aeroportos de Toulouse, Montpellier, Pau, Tarbes, Biarritz, Ajaccio e Bastia, que ficarão abertos pelo menos até a segunda-feira. Os aeroportos de Bordeaux, Nice e Marselha também estão funcionando, segundo a DGAC.

A Alemanha também levantou neste domingo o bloqueio de seis aeroportos do país para os voos em direção ao leste. Um porta-voz do departamento alemão de segurança aérea confirmou à agência de notícias local "DPA" que está autorizada a operação, até as 20h deste domingo, de voos para o leste a partir dos aeroportos de Berlin-Schoenefeld, Berlin-Tegel, Erfurt, Leipzig e Hannover. No aeroporto de Frankfurt, o maior do país, voos em direção ao norte foram autorizados até as 20h.

O centro de controle do Reino Unido (Nats), porém, ampliou até as 7h (3h) de segunda-feira o fechamento do espaço aéreo.

Os aeroportos espanhóis que tinham sido fechados no início do dia reataram suas operações às 15h30 (10h30 de Brasília). Os aeroportos são os de Barcelona, Girona, Reus, Sabadell, Palma de Mallorca, Menorca, San Bonet, Astúrias, Santander, Bilbao, San Sebastián, Vitoria, Pamplona, Logroño, Huesca e Zaragoza.

Segundo a estação de observação de Payerne, na Suíça, a nuvem de cinzas caiu durante a noite passada cerca de 2 mil metros de altitude e está menos espessa.

De acordo com a Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol), o espaço aéreo europeu continua fechado em 20 países: Áustria, Bélgica, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Hungria, Irlanda,Holanda, Noruega, Polônia, Romênia, Sérvia, Eslovênia, Eslováquia, Suécia, Suíça, Ucrânia e no Reino Unido.

O número de voos cancelados desde a última quinta-feira (15) por conta da erupção do vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia, deve chegar a mais de 63 mil neste domingo, segundo a Eurocontrol. Só neste domingo, a previsão é que mais de 20 mil voos sejam cancelados, de um total de 24 mil previstos.

Vulcão
A erupção do vulcão lançou no ar uma nuvem composta por partículas de vidro, areia e rocha. Especialistas acreditam que as cinzas expelidas pelo vulcão podem danificar seriamente os aviões, entupindo as turbinas e fazendo com que os motores parem de funcionar em pleno ar.

Segundo o glaciologista britânico Matthew Roberts, que trabalha no serviço de meteorologia da Islândia, o vulcão já está produzindo menos cinzas. De acordo com ele, porém, ainda há cinzas vulcânicas na atmosfera, além de um efeito retardado entre a emissão do material pelo vulcão e as cinzas flutuando para o espaço aéreo europeu.

Além disso, meteorologistas afirmam que as condições meteorológicas continuam não colaborando para dissipar a nuvem. Os especialistas afirmam ser necessária uma mudança no sentido do vento para reverter a situação.

Empresas questionam
A principal associação de aeroportos e companhias aéreas da Europa pediu neste domingo uma revisão das restrições que têm mantido a maior parte do espaço aéreo fechado devido a nuvens de cinzas vulcânicas que vêm da Islândia.

"Apesar das companhias e aeroportos da Europa considerarem segurança uma prioridade absoluta, eles estão questionando a proporcionalidade das atuais restrições a voos impostas", afirmou a ACI Europa em comunicado.

"A erupção do vulcão na Islândia não é um evento sem precedentes, e os procedimentos aplicados em outras partes do mundo para erupções vulcânicas não parecem requerer essas restrições que estão sendo impostas na Europa", afirmou a nota.

Com informações da EFE, da Reuters e da France Presse

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ronaldo, sobre meta de gols: 'Estou jogando menos e pior que em 2009'


Ronaldo admitiu que, pelo futebol apresentado em 2010, não merece estar na seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo da África do Sul. Mais do que uma fria análise feita pelo próprio camisa 9, os números comprovam a queda brusca de rendimento em relação ao ano passado. Nos 13 primeiros jogos da temporada, o número de gols do Fenômeno despencou pela metade. Mesmo assim, ele mantém a projeção de anotar 30 até o encerramento do Campeonato Brasileiro.

- Eu continuo com essa meta, apesar de saber que não ganho sempre. É uma meta difícil que vou buscar porque sei que é difícil. Estou jogando menos e pior que no ano passado, mas a expectativa é melhorar para ser decisivo na Libertadores – admite.

Em 2009, depois de um período de recondicionamento físico, Ronaldo balançou as redes dez vezes neste período, atingindo a média de 0,76 por confronto. Já em 2010, o aproveitamento caiu bastante. Com uma lesão muscular na coxa direita que o afastou de seis jogos logo no início do ano e complicou a chegada ao ápice, foram apenas cinco em 13 duelos, média de 0,38.

O Fenômeno foi também bem mais decisivo em jogos importantes. Na fase de classificação do Paulistão, o craque balançou as redes logo em seu segundo jogo, no empate por 1 a 1 contra o arquirrival Palmeiras, em Presidente Prudente. Nas semifinais, anotou outro diante do São Paulo, no triunfo que valeu a passagem à decisão frente ao Santos.

Nela, na Vila Belmiro, foi determinante ao fazer dois, abrindo a vantagem de 3 a 1, que acabou consumada no empate no Pacaembu. Além disso, foi determinante com outros dois na classificação sobre o Atlético-PR, em São Paulo, para as quartas de final da Copa do Brasil.

Desta vez, os números estão mais modestos. Foram gols contra Mirassol, Ituano e Rio Claro, pelo Paulistão. Na Libertadores, Ronaldo reagiu ao dar ao Timão a vitória sobre o Cerro Porteño-PAR, em Assunção, e marcando outro no triunfo contra o mesmo adversário por 2 a 1, na capital paulista.

Apesar da queda, Ronaldo mantém a meta de 30 gols no ano que estabeleceu em 2009. Na ocasião, ele esteve bem próximo de atingi-la. Foram 23 gols em 38 jogos. O craque acredita que sem a fratura na mão esquerda, que o afastou por dois meses, o número poderia ter sido alcançado.

domingo, 11 de abril de 2010

Análise das caixas-pretas descarta falha técnica em queda de avião, diz Rússia



A análise das gravações da caixa-preta do avião que caiu no sábado na Rússia, matando o presidente da Polônia e outras 96 pessoas, descarta a hipótese de problemas técnicos, segundo o chefe da comissão de investigação da procuradoria russa.

Leia mais notícias sobre a morte do presidente da Polônia

Os investigadores ouviram as conversas entre os pilotos e o controle de tráfego aéreo. "A gravação de que dispomos confirma que não houve problemas técnicos no avião", disse Alexandre Bastrykin, em reunião com o premiê Vladimir Putin, transmitida pela TV russa.

"O piloto foi informado das condições meteorológicas complicadas, mas apesar disso tomou a decisão de aterrissar", disse.

"As gravações da torre de controle que ouvimos ontem confirmam o que registraram as caixas-pretas", disse.

Bastrykin afirmou que especialistas poloneses estão cooperando com as investigações.

Já no sábado, as autoridades russas haviam levantado a hipótese de falha humana no acidente.

Em São Paulo, James Cameron diz que vê Brasil como o 'líder de uma nova era'


O diretor James Cameron esteve em São Paulo neste domingo (11) ao lado da atriz Sigourney Weaver para promover o lançamento das versões em DVD e Blu-ray de “Avatar”.

Após plantar uma árvore pela manhã no Parque do Ibirapuera - como parte de uma nova campanha da produtora do filme-, o cineasta e a atriz, mais o produtor Jon Landau e o ator Joel David Moore, concederam entrevista coletiva à imprensa no final da tarde, em hotel de luxo, para responder a perguntas de jornalistas.

Alerta ecológico
Durante a coletiva, Cameron focou na mensagem ecológica por trás de “Avatar”. “É o momento de se abrir os olhos. O filme é uma reação emotiva, uma resposta de como a natureza nos vê.”

O cineasta explicou que estava muito curioso sobre a reação do público brasileiro em relação ao longa. “Vemos que o país de vocês pode liderar o caminho de uma nova era”, discursou.

Rapidamente, Cameron fez questão de esclarecer os boatos de que a sequência do filme será filmada no Brasil – recentemente ele esteve em Manaus, como palestrante de um fórum de sustentabilidade.

“Esses rumores não podiam ser verdadeiros, pois em “Avatar” os cenários são 100% digitais. Mas, depois de conhecer a floresta amazônica, diria que são grandes as possibilidades de fazermos captações de imagens, inclusive áreas, para o próximo filme”, explicou.

O diretor também adiantou que as cenas da viagem a Manaus irão aparecer em um documentário de outra edição em DVD e Blu-ray de "Avatar", que será lançada em novembro. A versão que chega às lojas no próximo dia 22 de abril não tem extras, ao contrário da que sairá futuramente, com bastidores de gravações e 35 minutos de filme inéditos.

Onda 3D
Durante a coletiva, Cameron aproveitou para criticar a adesão em massa à tecnologia 3D no cinema. Segundo o próprio “Avatar” deixou Hollywood "excitada” acerca do potencial comercial da tecnologia.

“3D deve ter tratado como um conteúdo premium. Se filmes que amamos como ‘Guerra nas estrelas’ e ‘Indiana Jones’ ganharem versões em 3D, que isso seja feito com cuidado. Agora, se você quer realizar um novo filme no formato, filme com câmeras em 3D. Apenas fazer a conversão depois é muito desleixo.”

O diretor acredita que o lançamento de “Avatar” irá impulsionar a venda de tocadores de Blu-ray. No mercado brasileiro foram encomendadas 35 mil cópias para a pré-venda - um recorde de mercado. Cameron não acredita que a pirataria irá atrapalhar o lançamento doméstico do filme.

Pirataria não assusta

“Existe uma curiosidade: ‘Avatar' é a maior bilheteria da história, mas também o filme mais pirateado de todos os tempos. Ainda há filas para vê-lo nas salas iMax dos EUA. A experiência de ir ao cinema e querer ver algo com qualidade (de imagem e som) voltou”.

Cameron não revelou projetos futuros, mas adiantou que a tecnologia chegou ao seu ápice com “Avatar”. “Chegamos a um ponto que o nosso único limite é a imaginação”, finalizou.

Rio terá oito favelas removidas de áreas de risco, diz prefeito


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou neste domingo (11) o início da remoção imediata de mais sete comunidades, além do Morro do Urubu, em Pilares, no subúrbio, que já começou a ser demolido. Os trabalhos devem começar ainda esta semana, em todos os locais selecionados, cujas famílias já foram cadastradas.

As comunidades que serão removidas, além do Morro do Urubu, são: morros dos Prazeres e Fogueteiro, em Santa Teresa, no Centro; São João Batista, em Botafogo, Laboriaux, na Rocinha, na Zona Sul; as localidades Cantinho do Céu e Pantanal, no Morro do Turano, no Rio Comprido, na Zona Norte, e Parque Columbia, em Acari, no subúrbio.

Em todo o município, até a manhã deste domigo, a capital fluminense já tinha 63 mortos em decorrência da chuva. No estado, o número já ultrapassa 220.

4 mil famílias serão reassentadas
As cerca de 4 mil famílias que serão reassentadas devem começar a receber ainda esta semana um aluguel de emergência no valor de R$ 400.

Elas deverão ser reassentadas no futuro, em bairros que ainda serão construídos em terrenos como o antigo presídio Frei Caneca, no Centro, uma área da Light adquirida pela prefeitura por R$ 15 milhões, no subúrbio, além de casas do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) de Realengo, na Zona Oeste, para onde já estão sendo levadas famílias do Morro do Urubu.

Também deverão ser disponibilizadas unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, para onde devem ser levadas as famílias do Parque Columbia, que será totalmente removido. O prefeito pede ainda que empresas, que tenham grandes terrenos que possam ser negociados, procurem a prefeitura para possíveis parcerias.

Mapeamento
A prefeitura anunciou ainda um mapamento das áreas de risco geológico de toda a cidade, que deverá ser feito pela Geo-Rio nos próximos seis meses. O projeto, vai determinar as áreas que devem ser contidas ou em que as famílias tenham que ser realocadas, além de avaliar as comunidades construídas sobre lixões e aterros sanitários.

Ao todo, segundo o prefeito, serão investidos cerca de R$ 400 milhões em obras de drenagem, contenção de encostas, dragagem, recuperação de vias e de cursos de rios.

Morro dos Prazeres

No Morro dos Prazeres em Santa Teresa, no Centro do Rio, cerca de 300 casas foram interditadas e 1.200 pessoas já foram retiradas de suas casas. Segundo o Corpo de Bombeiros, 28 vítimas fatais foram encontradas até o momento no local.

Durante todo o sábado (10), 72 bombeiros procuraram por mais corpos que sumiram sob a avalanche de terra. Segundo os bombeiros, cinco pessoas ainda estão desaparecidas. Entre elas, uma adolescente de 13 anos, uma criança de 4 anos e um bebê de 8 meses.

Entre 1995 e 2002, a prefeitura do Rio gastou R$ 26 milhões em obras na comunidade. Foram feitas a abertura de novas ruas, a construção de escolas, creches, postos de saúde e áreas de lazer. Em valores da época, foram gastos quase R$ 78 mil por domicílio.

No entanto, por causa do risco de novos deslizamentos, a prefeitura baixou um decreto para retirar todos os moradores que vivem no local. As famílias devem ser encaminhadas para a casa de parentes ou abrigos do município. Depois, os desabrigados serão reassentados.