terça-feira, 14 de junho de 2011

Zona norte concentra casos de crime em SP, diz comandante Hamilton


Os mais de 25 anos de experiência com aviação tornaram Hamilton Alves da Rocha o mais famoso repórter aéreo do Brasil. Em seu trabalho, o comandante Hamilton, como ficou conhecido, voa pelo céu da cidade de São Paulo buscando flagrantes e as primeiras imagens de notícias importantes. Com essa experiência, Hamilton é "direto" ao afirmar que a zona norte atualmente é a região que concentra os casos de crime da capital paulista.

- Antigamente, era zona sul [que tinha mais notícias de crime]. Ali´, perto de Parelheiros, Jardim Ângela. A gente percebe que a polícia faz trabalhos no local e os pontos de crime vão migrando. Depois, os casos foram para a zona leste. Hoje, por exemplo, é na zona norte.

O comandante foi pioneiro em colocar o helicóptero na televisão brasileira. De acordo com ele, no início de sua carreira, a aeronave era mais usada no cinema e em comerciais.

- Chegou uma época em que comecei a usar o helicóptero no jornalismo. Como a gente chegava mais rápido no local, você via que a notícia mudava. Eu já fiz perseguição, já peguei ladrão desmanchando carros.

Natureza

Mas, do alto de São Paulo, o comandante Hamilton diz que não observa apenas crimes. Ele conta que também assiste à destruição do meio ambiente na cidade.

- Eu assisti de cima muitos casos de destruição do meio ambiente. É muito bonito ver de cima o verde. Casa sem árvore dá impressão que fica uma ferida na pele da terra. Então, eu gosto de áreas arborizadas.

Para ele, uma das regiões mais bonitas de São Paulo é a Chácara Flora, bairro nobre da zona sul da capital paulista. O lugar é conhecido por possuir uma vasta área verde. O comandante afirma que é um local onde a arquitetura e o meio ambiente conversam.

No extremo oposto à área verde, o comandante conta que fica triste com as ocupações irregulares que ocorreram pela cidade.

- O que sempre me deixa triste é a represa Billings. Fizeram uma ocupação das áreas de mananciais. Na região tem muita favela, muito esgoto, uma coisa muito triste de ver. Ele cita ainda a represa da Guarapiranga, que é utilizada para abastecimento de água potável. Segundo ele, do alto, é possível ver áreas da represa com muita sujeira. Além da contaminação, Hamilton diz que já presenciou o desaparecimento de áreas verdes.

- Em Osasco, tinha até cachoeira na zona norte da cidade. Sumiram com a cachoeira, invadiram a mata. E, com isso, arrancam toda a proteção da região, tiram todo o verde e fica só no barro [sic]. Com a chuva, a região fica muito perigosa, por causa de deslizamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário