sábado, 14 de maio de 2011

Mudar jeito de dirigir ajuda a economizar até R$ 1.700 por ano


O modo como você dirige seu carro pode representar uma diferença de consumo de 25% a 30% de combustível. Em um veículo a gasolina com tanque de 50 litros, essa variação é equivalente a R$ 145 por mês, ou um tanque inteiro - considerando um abastecimento por semana, com o litro do combustível a R$ 2,91.

É uma boa grana, certo? Agora multiplique esse valor por 12 e veja que, em um ano, você pode economizar até R$ 1.740 ao seguir dicas simples na hora de dirigir seu carro.

O grande inimigo da economia de combustível é a aceleração desnecessária. Como regra geral, quanto mais alta a rotação do motor, maior o consumo de combustível. Por isso, prestar atenção ao seu estilo de condução e tentar corrigir alguns vícios ao volante é essencial para salvar uma graninha.

De acordo com o engenheiro Renato Romio, chefe da divisão de motores e veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, é importante se antecipar às situações do trânsito, especialmente nos trajetos urbanos.

- O consumo na cidade é maior porque a variação de velocidade é maior. Levar o veículo do estado estático ao estado em movimento é o que gasta mais combustível. É por isso que na estrada, com velocidade constante, o consumo é muito menor.

Romio também diz que é muito importante manter os pneus corretamente calibrados - de acordo com a orientação do fabricante - e a manutenção do carro em dia.

- Filtros e velas precisam estar em bom estado sempre. Fazer a manutenção programada pelo fabricante é suficiente para garantir isso.

Veja dicas para economizar combustível

• Evite arrancar bruscamente. Prefira a aceleração progressiva. Isso é especialmente verdade no trânsito congestionado, com muito anda e para. Se puder escolher entre marcha mais baixa e mais alta, fique sempre com a mais alta.

• Faça mudanças de marchas dentro da chamada "faixa verde" de rotações, entre 2.000 e 3.000 rpm. Se seu carro não tem conta-giros, preste atenção ao barulho do motor, que começa a "chorar" no momento de mudar a marcha. Evite reduções desnecessárias.

• Quando vir um sinal vermelho ou encontrar trânsito parado, em vez de frear, pare de acelerar. Deixe o carro rodar engatado até o ponto de freada (sim, você vai ter que frear em algum momento).

• Use freio-motor em descidas. O princípio é o mesmo do ponto anterior. Ao descer com o carro engatado, o próprio movimento das rodas mantém o motor funcionando. O gasto de combustível, dessa maneira, é virtualmente zero.

• Quando parado em subidas, não "segure" o carro na embreagem. Além de causar desgaste excessivo de peças - especialmente do disco de embreagem -, essa prática aumenta o consumo de combustível.

• Não suba o giro do motor para trocar de marcha.

• Não acelere o carro antes de desligá-lo. Essa prática, muito comum no tempo do carburador, não traz qualquer benefício para os carros modernos.

• Mantenha as janelas fechadas para diminuir o atrito com o ar. Use o ar-condicionado com moderação.

• Se seu carro é automático, mude o câmbio para neutro sempre que encontrar uma parada um pouco mais prolongada.

• Escolha trajetos em que você sabe que há mais chances de manter a velocidade constante, ainda que o percurso seja um pouco maior, como em vias expressas.

Direção suave

No dia a dia, a questão crucial se resume a uma "direção suave", como define o consultor de informática Andre Cinicola, pão-duro assumido quando o assunto é gasto de combustível e desgaste do carro.

- Não ligava para isso quando era novo de carta, pois a preocupação nos primeiros meses era aprender a dirigir bem. Ainda tinha o gosto especial da novidade, então curtia pisar fundo no acelerador de vez em quando. O carro era a álcool, que era muito barato naquela época (1999/2000).

Cinicola diz que tudo mudou quando passou a dirigir distâncias muito maiores para trabalhar - de São Bernardo do Campo a São Paulo - todos os dias.

- O combustível começou a cutucar o bolso. Não só o combustível, mas todo o desgaste do carro.

O consultor de informática afirma que, ao adotar as dicas acima e prestar mais atenção ao modo de dirigir, o consumo passou a ser muito menor.

- Pesquisando na internet, minhas médias de consumo de combustível são sempre menores do que as de outros donos de carros do mesmo modelo. São menores até do que o fabricante anuncia, quando anuncia.

Segundo Cinicola, com seu antigo carro, um Honda Civic 2000 a gasolina, ele fazia uma média de 12 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, quando outros donos fazem 10 km/l ou menos na cidade e 14 km/l na estrada.

Cinicola diz que seus carros seguintes seguiram a mesma tendência, ficando abaixo da média de consumo tanto com álcool quanto com gasolina. E o benefício vai além do gasto no posto.

- Fora isso, os pneus dos meus carros sempre duraram muito, mais de 80 mil km, enquanto muitas pessoas trocam pneus aos 30 mil ou 40 mil km. Freios também são um bom exemplo. Com meu Civic automático, rodava quase 50 mil km com as mesmas pastilhas. O disco de freio e os amortecedores originais duraram 120 mil km.

Não custa lembrar que a checagem do estado de conservação dos componentes do carro deve ser feita de preferência em uma oficina especializada, como ocorreu no caso dos veículos de Cinicola.

Guerra na Líbia leva crianças ao trabalho


A guerra civil para derrubar o ditador Muammar Gaddafi na Líbia mudou a rotina na cidade de Benghazi, controlada pelos rebeldes que lutam contra o ditador. Com os homens pegando em armas no front, e as aulas suspensas, as crianças estão assumindo as funções dos adultos, como esses meninos que viraram guardas de trânsito

Parlamento do Paquistão condena ação que matou Bin Laden


O Parlamento do Paquistão condenou neste sábado (14) a operação americana que matou Osama bin Laden no início do mês e pediu uma revisão das relações do país com os Estados Unidos.

Os parlamentares paquistaneses também pediram uma investigação independente sobre a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda e aprovaram por unanimidade uma resolução pela proibição do trânsito de comboios da Otan (aliança militar do Ocidente) pelo país enquanto os Estados Unidos não interromperem seus ataques aéreos com aeronaves não tripuladas no território paquistanês.

A sessão do Parlamento que debateu a operação americana para matar Bin Laden foi realizada após o atentado duplo que matou ao menos 80 pessoas em um centro de treinamento paramilitar no noroeste do país, na manhã desta sexta-feira (13).

O movimento insurgente Taleban assumiu a autoria do ataque, que deixou também cerca de 120 pessoas feridas. Segundo o grupo, o atentado foi uma vingança pela morte de Bin Laden.

A operação americana do dia 2 de maio que matou o líder da Al Qaeda na casa em que ele se escondia, na cidade de Abbottabad, estremeceu as relações entre os governos dos Estados Unidos e do Paquistão.

Membros do Congresso americano vêm pedindo que o governo corte a ajuda anual de bilhões de dólares enviada ao Paquistão, sob o argumento de que Bin Laden não poderia estar vivendo no local sem a ajuda ou o conhecimento de autoridades paquistanesas.

O governo do Paquistão nega que soubesse do paradeiro de Bin Laden ou que o estivesse ajudando.

Soberania

Na sessão terminada neste sábado, após mais de dez horas de discussões, o Parlamento em Islamabad afirmou que a operação americana foi uma violação da soberania do Paquistão.

- O povo do Paquistão não vai mais tolerar tais ações e a repetição de medidas unilaterais que podem ter consequências diretas sobre a paz e a segurança da região e do mundo.

O texto da resolução também diz que deve haver uma investigação para "estabelecer a responsabilidade e recomendar as medidas necessárias para assegurar que tal incidente não se repita".

A resolução ainda classifica como "inaceitável" o uso pelos Estados Unidos de aeronaves não tripuladas para bombardear militantes extremistas perto da fronteira com o Afeganistão.

O texto diz que, se os ataques não forem interrompidos, o governo deveria considerar interromper o trânsito de suprimentos por seu território para as forças da Otan no Afeganistão.


Os Estados Unidos teriam feito mais de cem ataques aéreos com aeronaves não tripuladas somente no ano passado.

O governo paquistanês vinha dando aprovação tácita aos ataques aéreos americanos, apesar de os líderes do país sempre terem negado apoio às ações.

Nos últimos meses, altos funcionários dos serviços de segurança paquistaneses estariam pressionando pela limitação a operações do tipo, por conta da reação negativa do público por causa das vítimas civis dos ataques.

Durante a sessão do Parlamento terminada neste sábado, chefes do Exército paquistanês depuseram para explicar suas ações no episódio da morte de Bin Laden.

O general Ahmed Shujaa Pasha, chefe dos serviços de segurança do Paquistão, teria dito aos parlamentares que ofereceu sua renúncia após a operação, mas que ela foi negada pelo comandante do Exército.


Mineira, Dilma ganha título de “cidadã paulistana”


Nascida em Minas Gerais, mas com um “pezinho” no Rio Grande do Sul, a candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT) agora se tornará também paulistana, pelo menos no papel. Isso porque, a Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (25) um projeto de decreto legislativo concedendo o título à presidenciável.


Para valer, só falta o texto ser publicado no Diário Oficial e o vereador Donato, do PT, agendar uma dia para a cerimônia de entrega do título. Isso porque, o petista é o autor da homenagem que, provavelmente, deve ser incorporada em breve à campanha no Estado.

Vereador propõe dar título de cidadão paulistano a Lula

O vereador Alfredo Alves Cavalcante (PT), o Alfredinho, deu entrada nesta sexta-feira (13) na Câmara Municipal de São Paulo com um projeto de decreto legislativo concedendo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva o título de cidadão paulistano. O autor justifica a entrega da honraria com a atuação do ex-presidente nos seus oito anos de mandato.

- Ele não só fez por São Paulo como fez pelo Brasil.

O petista citou iniciativas como o Programa Bolsa Família e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) como justificativa para homenagear o ex-presidente.

- A juventude paulistana foi a que mais ocupou as universidades através do ProUni (Programa Universidade para Todos).

O vereador disse que, quando foi líder sindical em São Bernardo do Campo, Lula, nascido em Pernambuco, também apoiou os metalúrgicos de São Paulo.

- Ele era uma figura presente aqui, inclusive nas lutas salariais.


O petista não acredita que o projeto encontre dificuldade para ser aprovado.

- Na Câmara, não se costuma rejeitar título de cidadão.

O petista lembrou que em 2010 foi aprovada sem dificuldade proposta que concedeu a honraria à presidente Dilma Rousseff. Na época, ela era candidata do PT à sucessão presidencial. A homenagem foi dada à petista, nascida em Belo Horizonte, por "serviços prestados" em favor da capital paulista na época em que foi ministra da Casa Civil.

Especialistas apoiam programa contra a miséria, mas apontam falhas em critério de seleção

Neste mês, o governo tomou uma decisão importante ao anunciar quem são os brasileiros que mais precisam de atenção. O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) informou que o novo plano federal contra a miséria, que ainda está em gestação, vai atender quem vive com até R$ 70 por mês. A linha de corte é controversa entre especialistas ouvidos pelo R7, mas eles apoiam a decisão da presidente Dilma Rousseff de colocar a questão como prioridade e estabelecer metas reais para reduzir o problema.

Existem várias formas de calcular uma linha de pobreza e todas são arbitrárias, explicou o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Sergei Soares, em palestra no MDS, no último dia 5: uma que considera apenas a renda e outras que incluem, por exemplo, acesso à água e taxa de analfabetismo.

Segundo ele, no final das contas, o governo não escolhe nenhuma, mas usa considerações de vários pesquisadores para decidir por conta própria um número – no último caso, R$ 70 para considerar a pobreza extrema.

O valor leva em conta o mínimo do mínimo para sobreviver. Em uma cidade como São Paulo, com cerca de R$ 2,30 por dia, não é possível comprar uma passagem de ida no metrô muito menos pagar um prato feito. Dá apenas para comer um sanduíche ou frutas e legumes, como bananas e cenoura.

Para Célia Lessa Kerstenetzky, coordenadora do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento da UFF (Universidade Federal Fluminense), o corte do governo é insatisfatório e deve haver uma discussão pública para esclarecer por que ele foi escolhido.

- Estudos sobre pobreza trabalham com linhas de corte fixadas em termos do salário mínimo - meio salário mínimo per capita [por pessoa], como corte para a pobreza; um quarto de salário mínimo per capita, como corte para a pobreza extrema. O valor de R$ 70 está bem abaixo do equivalente a um quarto do salário, que seria, nesse momento, cerca de R$ 130.

A economista lembra que, de acordo com o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o mínimo necessário para cobrir as despesas básicas de uma família de quatro pessoas seria R$ 2.255, pouco mais de R$ 500 reais por pessoa. Metade do valor (R$ 250) daria conta das despesas com alimentação. Portanto, “R$70 representa pouco mais da metade do valor de referência dos estudos sobre pobreza (inclusive do valor de referência para efeito de cadastro no CadÚnico do MDS) e menos de um terço do valor estimado pelo Dieese”.

No entanto, Célia diz que é positivo que uma presidente coloque como meta a erradicação da miséria dentro de um período determinado (até 2014).

- Como país, sempre convivemos com metas econômicas. [...] Contudo, coisas como aumento da formalização do emprego, redução do desemprego, eliminação da miséria, que são objetivos gerais dos governos, raramente se converteram em metas assumidas publicamente, que pudessem ser não apenas perseguidas racionalmente pelo governo como monitoradas pela sociedade.

A pesquisadora diz que sempre se incomodou com o discurso de alívio à pobreza, incorporado em nossos programas sociais, como um objetivo insatisfatório: para quem vive em privação duradoura, qualquer recurso extra representa um alívio.

- Acho que a presidente acertou em cheio: a miséria não é compatível com a civilização.


Vicente Saleiros, professor da pós-graduação em políticas sociais da UnB (Universidade de Brasília), diz que o corte da pobreza é uma questão que se discute mundialmente e que as pessoas precisam de um mínimo de dinheiro para alimentação. No entanto, não é possível pensar apenas em transferência de renda sem oferecer às pessoas pobres serviços como educação, saúde, transporte, moradia, saneamento, asfalto, água, luz.

- Com R$ 70 na zona rural, sem o mínimo de condições, ninguém sai da pobreza. É preciso ao mesmo tempo implantar políticas públicas no território mais excluído.

Rodrigo Coelho, pesquisador do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), afirma que o problema da pobreza é muito mais complicado que a questão da renda – e que o governo sabe disso.

- Mas, para uma política pública ser pensada e dar certo, ela precisa ser aceita pela sociedade. Ela precisa entender essa política. A definição do critério de renda poderia ser contestada sob alguns aspectos, mas todo mundo consegue entender que alguém que vive com menos de R$ 70 por mês precisa realmente de um apoio diferenciado para sair dessa situação.

Um plano com metas pode ser acompanhado e avaliado continuamente. Segundo o professor, isso é uma vantagem, porque permite, por exemplo, saber em que regiões houve mais avanços ou recuos. E, com esses dados, é possível ajustar e melhorar a política.

Citando o senador Cristovam Buarque, Rodrigo Coelho diz que o Brasil sempre conseguiu fazer o que quis, inclusive coisas dificílimas, como abrir uma estrada no meio da floresta Amazônica, criar uma nova capital e crescer 50 anos em cinco, mas nunca houve uma prioridade de acabar com a pobreza.

- Havendo o esforço, é possível.

Colaborou Gabriel Mestieri, do R7, em Brasília

Britânica decapitada por sem-teto em Tenerife é identificada

A mulher britânica decapitada na sexta-feira (13) por um sem-teto de origem búlgara num supermercado em Tenerife, nas Ilhas Canárias (Espanha), foi identificada neste sábado (14) como a aposentada Jennifer Mills-Westley, de 62 anos, que vivia na cidade.

O búlgaro Deyan Valentinov, de 28 anos, foi preso após sair do supermercado com a cabeça de Mills-Westley após esfaqueá-la e degolá-la sem motivo aparente no mercado localizado dentro de um shopping center.

Uma autoridade local afirma que, aparentemente, a vítima foi escolhida aleatoriamente pelo assassino.

Ele não teria dito nenhuma palavra durante o ataque.

"Profeta de Deus"

Segundo a mídia espanhola, o homem acusado pelo crime já teria antecedentes criminais e já havia sido denunciado à polícia pelos donos do supermercado por perturbar clientes.

Segundo testemunhas, ele se dizia "profeta de Deus". O político local Manuel Reverón falou sobre o ocorrido.


- Esse homem, sem qualquer motivo ou razão aparente, entrou no mercado, cortou o pescoço da mulher e levou a cabeça dela com as mãos para fora [do local].

Uma testemunha disse a uma rádio local que, ao chegar no shopping center, viu "um homem correndo com algo sangrento em suas mãos, e um segurança correndo atrás dele".

- [O homem] jogou [a cabeça] no chão, quase me atingiu, e [vi] que ele estava carregando a cabeça de uma mulher.