segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Em sua 1ª entrevista após ser eleita, Dilma afirma que vai “cuidar do povo brasileiro”




Em sua primeira entrevista após ser eleita presidente, Dilma Rousseff (PT) afirmou que “vai cuidar do povo brasileiro”. Em entrevista às jornalistas Ana Paula Padrão e Adriana Araújo, Dilma concedeu entrevista exclusiva ao Jornal da Record na noite desta segunda-feira (1º), um dia após ser eleita com 56,05% dos votos válidos.

- [Ser presidente] é uma oportunidade para cuidar do povo brasileiro.

A TV Record sai na frente e é a primeira emissora a entrevistar a presidente eleita do Brasil. Dilma se dispôs a falar primeiro com a Record, em um hotel de Brasília.

A petista afirmou que, após ser escolhida para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “chorou para os dois lados”.

- Eu chorei, a gente chora às vezes para dentro e um pouco para fora. Eu chorei para os dois lados.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dilma reafirma compromisso com liberdade religiosa

Começou a circular nesta sexta-feira (15) uma carta intitulada “Mensagem da Dilma” na qual a candidata do PT à Presidência manifesta mais uma vez sua posição sobre temas polêmicos como aborto e liberdade religiosa.

No documento, Dilma diz que se dirige mais uma vez aos eleitores para “pôr um fim definitivo à campanha de calúnias e boatos espalhados" por "seus adversários eleitorais”.

A petista reafirma na carta que defende as liberdades religiosas e a convivência entre diferentes religiões, que é pessoalmente contra o aborto e defende a manutenção da legislação sobre o assunto e “outros temas recorrentes à família”.

Dilma diz ainda no texto que “se Deus quiser", e se o povo brasileiro lhe der "a oportunidade de presidir o país", vai manter os programas Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, entre outros.

A candidata diz esperar que a carta sirva para “deter a sórdida campanha de calúnias contra mim orquestrada”.

Confira a íntegra da carta:

“Mensagem da Dilma

Dirijo-me mais uma vez a vocês, com o carinho e o respeito que merecem os que sonham com um Brasil cada vez mais perto da premissa do Evangelho de desejar ao próximo o que queremos para nós mesmos. É com esta convicção que resolvi pôr um fim definitivo à campanha de calúnias e boatos espalhados por meus adversários eleitorais. Para não permitir que prevaleça a mentira como arma em busca de votos, em nome da verdade quero reafirmar:

1. Defendo a convivência entre as diferentes religiões e a liberdade religiosa, assegurada pela Constituição Federal;

2. Sou pessoalmente contra o aborto e defendo a manutenção da legislação atual sobre o assunto;

3. Eleita presidente da República, não tomarei a iniciativa de propor alterações de pontos que tratem da legislação do aborto e de outros temas concernentes à família e à livre expressão de qualquer religião no País.

4. O PNDH3 é uma ampla carta de intenções, que incorporou itens do programa anterior. Está sendo revisto e, se eleita, não pretendo promover nenhuma iniciativa que afronte a família;

5. Com relação ao PLC 122, caso aprovado no Senado, onde tramita atualmente, será sancionado em meu futuro governo nos artigos que não violem a liberdade de crença, culto e expressão e demais garantias constitucionais individuais existentes no Brasil;

6. Se Deus quiser e o povo brasileiro me der, a oportunidade de presidir o País, pretendo editar leis e desenvolver programas que tenham a família como foco principal, a exemplo do Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e tantos outros que resgatam a cidadania e a dignidade humana.

Com estes esclarecimentos, espero contar com vocês para deter a sórdida campanha de calúnias contra mim orquestrada. Não podemos permitir que a mentira se converta em fonte de benefícios eleitorais para aqueles que não têm escrúpulos de manipular a fé e a religião tão respeitada por todos nós. Minha campanha é pela vida, pela paz, pela justiça social, pelo respeito, pela prosperidade e pela convivência entre todas as pessoas.

Dilma Rousseff”

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

No Rio, Dilma defende reforma tributária e redução da dívida pública

Candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, em carreata no Rio de Janeiro, na quarta-feira (06)Candidata do PT à Presidência da República, Dilma
Rousseff, em carreata no Rio nesta quarta(06)
(Foto: Sergio Moraes / Reuters)

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou nesta quarta-feira, durante carreata no na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, a redução da dívida pública e uma reforma tributária como forma de combater problemas de câmbio.

Dilma disse que o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para aplicações de estrangeiros em renda fixa tem como principal função evitar o investimento especulativo no país.

"Eu considero que o ajuste fiscal não tenha uma relação direta com o câmbio", disse Dilma. "Acho que o IOF sempre foi uma das medidas também para inibir a especulação mais do que qualquer coisa”, afirmou.

O ministro da Fazenda Mantega anunciou nesta segunda-feira (4) a alevação do IOF de 2% para 4% para os investimentos estrangeiros em renda fixa.

Dilma defendeu que a medida fosse aliada a uma reforma tributária e à redução do endividamento público para que os produtos nacionais seja mais competitivos diante das mudanças no câmbio brasileiro.

"Agora o que nós vamos ter que fazer é aumentar a competitividade da indústria brasileira, tanto através de uma reforma tributária quanto através do processo de melhoria do endividamento público. [...] Isso vai permitir que a gente reduza os juros e com isso a relação com o câmbio também vai melhorar, mas é necessário esse processo de redução [da dívida]".

Baixada Fluminense
A candidata deu entrevista no início da carreata promovida em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde cumpre agenda nesta quarta-feira.

A agenda de Dilma na Baixada Fluminense incluía ainda a cidade de São João de Meriti. Ela disse que escolheu a região para reiniciar sua campanha por ser uma área carente e que depende de ações do governo nas áreas de saúde e segurança.

Dilma afirmou que em seu eventual governo continuará a investir nestas áreas. Na carreata na Baixada Fluminense, participaram os senadores eleitos Marcelo Crivella (PRB) e Lindberg Farias (PT), além de deputados do Rio de Janeiro.

domingo, 26 de setembro de 2010

Venezuela define divisão do poder Legislativo em eleição neste domingo

Depois de cinco anos de domínio do partido do presidente Hugo Chávez no poder Legislativo da Venezuela, a população do país vota neste domingo (26) para escolher os 165 deputados que formarão a nova Assembleia Nacional. Mais de 17,7 milhões de pessoas estão habilitadas a votar, e analistas indicam que a oposição deve ganhar espaço, depois de ter ficado de fora da divisão do poder do país.

Durante os últimos cinco anos, os chavistas puderam aprovar todas as leis e reformas que interessavam ao governo porque tinham mais de dois terços dos votos do Parlamento. Esta é a quantidade necessária para as votações mais importantes no Congresso do país. A oposição não conseguiu evitar isso porque tentou deslegitimar o governo fazendo um boicote na eleição de 2005, e acabou ficando de fora do poder do país.

Nas eleições deste domingo, a oposição espera conquistar pelo menos 60 das 165 vagas de deputados. A campanha para isso, ao contrário do que ocorreu em 2005, foi intensa, e pesquisas de intenção de voto indicam que é possível alcançar a meta.

sábado, 18 de setembro de 2010

Corpos de jovens são encontrados após acidente com barco em GO

O Corpo de Bombeiros de Uruaçu (GO) localizou na tarde deste sábado (18) os corpos de dois jovens, de 21 e 14 anos, desaparecido após acidente com uma embarcação na noite de sexta-feira (17), em um rio em São Luiz do Norte (GO). De acordo com a Polícia Militar, quando o barco virou, sete pessoas conseguiram sair da água, sendo uma delas o piloto.

Em um primeiro momento, os bombeiros haviam afirmado que sete pessoas estavam no barco e cinco conseguiram sair da água.


A polícia informou que a balsa que fazia a travessia está desativada e os moradores de uma comunidade que fica em uma das margens usaram o barco.

A causas do acidente, ainda segundo a polícia, foi o excesso de pessoas, cujo peso fez com que a água invadisse a embarcação. Os bombeiros disseram que pode ter acontecido algum problema na condução da embarcação.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Falso médico acusado de atender pacientes é preso em hospital no RJ



A polícia prendeu um estudante suspeito de exercício ilegal da medicina em um hospital na Baixada Fluminense. Ele usava carimbo e até receitava medicamentos para pacientes. O suposto falso médico atuava como obstetra e foi preso em flagrante no domingo no Hospital de Clínicas de Belford Roxo.

No consultório onde o suposto falso médico preso no domingo atuava, a polícia encontrou receitas em branco assinadas e carimbadas por médicas, com registro. Muitas delas para remédios com venda controlada.

Segundo a polícia, o estudante de medicina recebia R$ 700 por mês para fazer quatro plantões.

Quando a polícia chegou ao local, um colombiano que também estaria se passando por médico fugiu pela porta dos fundos. Segundo os investigadores, o dono do Hospital de Clínicas deve ser indiciado pelos mesmo crimes, exercício ilegal de medicina e falsificação de documentos.

O hospital tem um centro cirúrgico e uma maternidade. De acordo com a polícia, na domingo os únicos plantonistas eram os supostos falsos médicos. A mãe de uma gestante, que perdeu o bebê durante o parto, conta que a filha recebeu alta e voltou para o hospital com fortes dores.

O hospital faz atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e também, segundo o inquérito, atente gratuitamente alguns pacientes fora do SUS.

No local, a polícia encontrou propaganda eleitoral de um candidato a deputado estadual, que seria irmão do dono do hospital. Por causa da suspeita de crime eleitoral, a delegacia vai encaminhar cópia da investigação ao TRE.

Número de denúncias aumentou
O caso também será levado à Vigilância Sanitária e ao Conselho Regional de Medicina (Cremerj). O estudante flagrado pela polícia negou as acusações e disse que fazia apenas um estágio no Hospital de Clínicas de Belford Roxo.

O número de denúncias de estudantes de medicina e de outros profissionais da área da saúde atuando como médicos aumentou em 50% após a morte da menina Joanna Cardoso Marcenal.

O levantamento feito pela Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Saúde Pública (DRCCSP) aponta que os locais com mais registros da prática ilegal são hospitais da rede particular, situados na Zona Oeste e na Baixada Fluminense.

Menina de 5 anos foi atendida por outro falso médico

Joanna morreu após ficar em comaJoanna morreu após ficar em coma
(Foto: Marcelo Carnaval/Agência O Globo)

A prisão do médico acontece 20 dias após a morte da menina Joanna Cardoso Martins, de 5 anos. Joanna ficou quase um mês em coma no hospital.

A menina foi atendida no Hospital Rio Mar, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade e foi liberada desacordada por um falso médico, estudante de medicina. Joanna foi internada depois em um hospital em Botafogo, na Zona Sul da cidade.

Na sexta-feira (3), o Ministério Público do Rio denunciou por exercício ilegal da Medicina, com resultado morte, estelionato, falsificação e uso de documentos e tráfico ilícito de entorpecentes, nesta sexta-feira (3) o estudante que liberou Joanna.

Já a pediatra que o contratou foi denunciada por homicídio doloso e pode pegar até 20 anos de prisão. A médica está presa desde o dia 14 de agosto, e nega as acusações.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Rodovia no Paraná concentra 67% das apreensões de maconha no país


Aprensão de 21,5 toneladas de maconha em Foz do Iguaçu no dia 8 de julho. A droga estava em uma carga que simulava compensados.Aprensão de 21,5 toneladas de maconha em Foz
do Iguaçu em 8 de julho. Droga estava em carga
que simulava madeira (Foto: Divulgação/PRF)

O trecho da BR-277 entre Foz do Iguaçu (PR) e Cascavel (PR) concentrou 67% das apreensões de maconha realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste ano. A rodovia é uma das principais rotas para a entrada de drogas no país e é considerada um dos pontos mais críticos pela fiscalização.

“As apreensões da Polícia Rodoviária Federal se concentram nesse eixo da BR-277. Já houve épocas em que ocorriam mais apreensões em estradas de Mato Grosso do Sul, mas ultimamente essa região se confirmou como o local preferido dos traficantes”, afirmou Ricardo Schneider, chefe da Delegacia de Foz do Iguaçu da PRF.

O inspetor Gilson Cortiano, chefe de policiamento e fiscalização da PRF no Paraná, explica que a maconha é a principal droga apreendida no estado e também em Mato Grosso do Sul e aponta como motivo a proximidade com o Paraguai, país onde a droga seria produzida.

“De maio a setembro é a época da safra da maconha paraguaia, então a incidência de apreensões é maior. Contudo, como a repressão é maior no período, parte da maconha é estocada e distribuída também em outras épocas do ano”, disse.

Já em Mato Grosso, segundo Cortiano, as maiores apreensões são de cocaína em função da proximidade com a Bolívia. “Há também apreensão de maconha, mas lá acontece principalmente o combate ao trabalho formiguinha, de pequenas quantidades, que está presente no tráfico da cocaína.”

Apenas uma pequena parte do total de maconha que entra no país via Paraná permanece no estado. A maior quantidade segue para o Sudeste, onde abastece quadrilhas que atuam principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. “A BR-277 é o grande corredor que dá acesso fácil a essas Regiões Metropolitanas, que são os maiores mercados consumidores”, afirmou Schneider.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Coligação de Serra entra com 21 representações no TSE contra Dilma


A coligação “O Brasil pode mais”, que apoia o candidato à Presidência José Serra, entrou com mais 21 representações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra Dilma Rousseff e sua coligação, “Para o Brasil seguir mudando”. Segundo eles, a petista estaria invadindo o tempo de propaganda eleitoral gratuita de outros candidatos para divulgar a sua candidatura.

Entre as representações ajuizadas contra Dilma e sua coligação, uma refere-se à propaganda em São Paulo, uma de Minas Gerais, uma do Distrito Federal, uma do Paraná e dezessete de Santa Catarina.

Em todos os casos, a coligação de José Serra alega descumprimento do artigo 53-A, da Lei Eleitoral, que proíbe os partidos e coligações de incluir propaganda das candidaturas a eleições presidenciais no horário destinado aos candidatos às eleições estaduais.

As representações pedem que, em cada caso, seja descontado o tempo equivalente ao utilizado para a realização da citada invasão por Dilma e sua coligação.

Segundo o advogado do PT, Flávio Caetano, as acusações são totalmente equivocadas e todas as propagandas eleitorais estão rigorosamente dentro da lei do TSE.

domingo, 15 de agosto de 2010

Em vídeo, Lula pede empenho de internautas para eleger Dilma RouseffEm vídeo, Lula pede empenho de internautas para eleger Dilma Rouseff

Em vídeo divulgado neste domingo (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pede ajuda para os internautas elegerem Dilma Rousseff (PT) a primeira mulher presidente do Brasil. O vídeo foi divulgado hoje pelo perfil da candidata no Twitter. No depoimento, Lula fala da importância da internet nestas eleições e pede a ajuda da militância na web.

- Cada internauta também é um formador de opinião. Continue contribuindo com seus textos, fotos e vídeos e sejam protagonistas desse novo cenário, onde cada eleitor tem o poder e direito de informar e ser informado. Boa luta, companheiros. E vamos eleger a Dilma a primeira mulher presidente do Brasil.

O vídeo foi divulgado dois dias antes do início da campanha eleitoral no rádio e na televisão, que começa na próxima terça-feira (17). No sábado, Lula passou o dia em Brasília gravando depoimentos que serão mostrados nos programas de Dilma, de candidatos do PT nos Estados e de aliados do partido.

No trecho divulgado hoje, Lula também agradece a militância por apoiar sua gestão à frente do governo federal.

- Quero agradecer, do fundo do coração, a dedicação e garra em defesa das ações e políticas do meu governo.

O vídeo, que pode ser considerado uma prévia da campanha que começa na terça, termina com o jingle da campanha de Dilma: “Lula tá com ela, eu também tô. Veja como o Brasil já mudou. Mas a gente quer mais, quer mais e melhor, é com a Dilma que eu vou”.

Além da ajuda de Lula, Dilma também tem em seu favor o maior espaço na campanha de rádio e televisão. A petista terá dez minutos para expor suas ideias. José Serra (PSDB) vai poder mostrar seu programa em sete minutos e Marina Silva (PV), terá pouco mais de um minuto e 20 segundos.

Assista ao vídeo:


sábado, 7 de agosto de 2010

Santos toma posse como novo presidente da Colômbia

Juan Manuel Santos toma posse Juan Manuel Santos toma posse. (Foto: Reuters)

Juan Manuel Santos recebeu, por volta das 17h45 (horário de Brasília) deste sábado (7), a faixa presidencial colombiana das mãos do presidente do congresso Armando Benedetti e fez o juramento com o qual toma posse como o 59º mandatário de seu país.

O ato aconteceu diante de uma plateia de autoridades nacionais e estrangeiras, como os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, Cristina Kirchner, da Argentina, além do princípe Felipe, da Espanha. Segundo a imprensa local, delegações de 80 países compareceram ao evento, um quarto delas representadas por seus chefes de Estado.

Santos assume com a promessa de dar continuidade às políticas de segurança e de abertura econômica de seu predecessor Álvaro Uribe, que deixa o cargo ao final de oito anos de mandato, com um índice de aprovação de 80%.

Continuidade

Considerado o sucessor de Uribe, de quem foi ministro da Defesa entre 2006 e 2009, Santos se apresenta aos colombianos como o presidente que manterá a política de mão dura com a guerrilha, acentuando, ao mesmo tempo, em que promete dar destaque à questão social, num país que possui 46% de pobres e 12% de desemprego.

"Temos muitas esperanças no governo de Juan Manuel Santos que ora começa", declarou Uribe na noite de sexta-feira, ao receber para um jantar os representantes estrangeiros convidados para a cerimônia de posse.


Uribe se viu impedido neste ano de optar por um terceiro período de governo por decisão da Corte Constitucional.

Na madrugada deste sábado, Santos realizou um ritual durante o qual representantes de comunidades indígenas, como kankuamos, koguis, wiwas e arahuacos, deram-lhe o bastão de comando e muitos conselhos sobre o novo governo.

O ato oficial de posse acontece nas escadarias do Congresso, na Praça Bolívar, em Bogotá.

Venezuela

Neste sábado, chegaram a Bogotá o presidente equatoriano, Rafael Correa, e o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, em um gesto destinado ao novo governo.

"Contem sempre com nosso total apoio. Estamos aqui para ratificar essa irmandade inquebrável de nossos povos", disse Correa em sua chegada ao aeroporto militar de Bogotá, no que se constitui sua primeira viagem à Colômbia desde a ruptura das relações bilaterais.

Maduro, no entanto, disse que "queremos estender nossa mão, felicitar o governo do presidente Santos e dizer a ele que viemos com a melhor disposição de avanço, olhando para o futuro".

Santos, de 58 anos, do partido direitista da U, terá mandato de 2010-2014, com possibilidade de reeleição. Para o cargo de vice-presidente foi escolhido o ex-líder sindical e ex-ministro do Trabalho, Angelino Garzón.

Segurança

No total, 27 mil militares e policiais estão mobilizados na cidade, de 7 milhões de habitantes.

A capital tem na memória os atentados que marcaram a posse, em 2002 de Alvaro Uribe - várias ações com artefatos artesanais que fizeram 18 mortos.

A perseguição e luta contra a guerrilha, que conta, ainda com 7.500 a 10.000 combatentes, segundo estimativas, foi um dos principais compromissos de campanha de Juan Manuel Santos.

Na quarta-feira, Santos anunciou que seus futuros ministros comprometeram-se por escrito contra a "corrupção", o "suborno", "o tráfico de influência e os crimes contra o Estado".

domingo, 1 de agosto de 2010

Número de mortos passa de mil em inundações no Paquistão

O número de mortos em decorrência das inundações no Paquistão chegou a mais de mil, segundo o último registro apresentado neste domingo (1º) pelas autoridades.

Helicópteros são usados para tentar dar apoio à população afetada pelas inundações no PaquistãoHelicópteros são usados para tentar dar apoio à população afetada pelas inundações no Paquistão (Foto: Reuters)

"Mais de 1.000 pessoas morreram nas inundações em diferentes partes da província de Khiber Pajtunjua" (noroeste), disse o ministro da Informação provincial, Mian Iftijar Husain. Um alto funcionário da Autoridade provincial de Gestão de Desastres confirmou o registro.

No sábado, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as enchentes no noroeste do Paquistão já afetavam mais de um milhão de pessoas. Segundo o ministro de Informação de uma das províncias afetadas, Mian Iftikhar Hussain, as cheias já são as piores registradas na região.

As inundações são causadas pelas chamadas chuvas de monções, que levaram diversos rios no país e no vizinho Afeganistão a transbordar.

Equipes de resgate estão com dificuldades de chegar às zonas inundadas. Vilarejos inteiros, estradas e pontes foram destruídos.Mesmo a maior cidade da região, Peshawar, com mais de três milhões de habitantes, está incomunicável.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Envolvidos na morte de Rafael Mascarenhas farão reconstituição


O jovem que atropelou Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães, os três amigos que estavam com ele na noite em que o músico morreu, e os amigos do skatista que estavam no local foram intimados a comparecer na madrugada de terça-feira (27) ao Túnel Acústico, na Gávea, Zona Sul da cidade, onde tudo aconteceu. Eles farão parte de uma reprodução simulada, que ajudará a Polícia Civil a reconstituir o acidente.

“É um exame pericial, em que cada um vai narrar a sua versão dos fatos e fazer novamente o que aconteceu, do seu modo. Há algumas dúvidas e vamos tentar chegar o mais próximo possível do que tenha acontecido ali", explicou a delegada Bárbara Lomba, da 15ª DP (Gávea), responsável pelas investigações.

Segundo a delegada, a investigação sobre a propina paga aos policiais ficará a cargo da Polícia Militar, que já está apurando os fatos. Ela afirmou que os policias podem ser acusados por corrupção passiva e Rafael e Roberto Bussamra por corrupção ativa. Rafael Bussamra, que admitiu ter atropelado Rafael Mascarenhas, ligou para o pai Roberto que pagou mil reais aos policiais após o acidente. O pedido dos policiais, segundo ele, seria de R$ 10 mil.

Para a reconstituição, o túnel será interditado da meia-noite desta segunda-feira (26) até as 5h de terça (27). No período de fechamento, a opção para os motoristas é seguir pela Avenida Niemeyer, no Leblon. Segundo a delegada, a reprodução simulada deve começar por volta de 1h, no mesmo horário em que Rafael Mascarenhas foi atingido.

Rafael morreu na terça-feira passada (20) após ser atropelado quando andava de skate no Túnel Acústico, que estava com um trecho fechado para manutenção.

Advogado diz que atropelador pediu socorro
O advogado de Rafael Bussamra, jovem que confessou ter atropelado Rafael Mascarenhas, disse nesta segunda-feira (26) que seu cliente parou para prestar socorro após o acidente. O jovem prestou novo depoimento, nesta manhã, na 15ª DP (Gávea), que durou cerca de duas horas e meia.

Ainda segundo o advogado, foi nesse momento que os policias militares Marcelo Leal e Marcelo Bigon chegaram ao local do acidente, dentro do Túnel Acústico. “Os PMs encostaram ao lado do carro do Rafael dizendo que ele tinha que ir para a delegacia. Os policiais nem se preocuparam em saber como estava o Rafael Mascarenhas”, contou Levy. “Os PMs falaram: ‘Você já ligou e o socorro está vindo. Agora, temos que ir para a DP’”, complementou o advogado.

Ainda segundo o advogado, no caminho para a delegacia, os policias teriam "mudado de conduta", desistido de levar o jovem para a delegacia e teriam pedido a propina.

Corregedoria da PM pediu prisão preventiva dos PMs
A Corregedoria Interna da Polícia Militar pediu, na manhã desta segunda-feira (26), à Auditoria de Justiça Militar que decrete a prisão preventiva de 30 dias dos dois policiais militares que liberaram o carro do atropelador do músico. As informações são do relações públicas da PM, capitão Ivan Blaz.

O sargento da Polícia Militar Marcelo Leal e o cabo da PM Marcelo Bigon se apresentaram à polícia no fim de semana, e estão presos no 23º BPM (Leblon), onde trabalhavam.

sábado, 17 de julho de 2010

'Veio de tão longe para morrer aqui', diz pai de menino baleado

"Veio de tão longe para morrer aqui". Foi com essas palavras que Ricardo Freire enterrou o filho único Wesley Guilber Rodrigues de Andrade, de 11 anos, na manhã deste sábado (17) no Cemitério de Irajá, no subúrbio do Rio.

Muito emocionado, ele lamentou que a família veio de Pernambuco para se tornar mais uma vítima da violência no Rio de Janeiro. Segundo Ricardo, o menino nasceu no Recife, e morava no Rio há 4 anos.

O menino foi atingido por uma bala perdida dentro de uma sala de aula no Ciep Rubens Gomes, em Costa Barros, na manhã de sexta-feira (16) e já chegou morto ao Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes. A Polícia Militar fez uma operação na região na manhã de sexta.

Wesley nasceu no Recife, e veio para o Rio

Ricardo disse que pretendia voltar ao Recife em dezembro, após o término do ano letivo. Ele contou ainda que seu desejo era que o menino fosse enterrado na cidade pernambucana, mas foi informado de que não haveria tempo hábil para embalsamá-lo a tempo de fazer o translado. O enterro do menino foi pago pelo governo do Rio, disse ele.

Queria saber se quem fez isso está dormindo tranquilo depois de saber que matou uma criança de 11 anos"
Ricardo Freire, pai no menino Wesley

"Queria saber se quem fez isso, quem atirou está dormindo tranquilo depois de saber que matou uma criança de 11 anos", disse o pai.

Segundo um tio do menino, Ricardo estava de férias no Recife e antecipou a volta por causa da morte da criança.

A mãe, muito abalada, não quis falar com a imprensa. Parentes, amigos e professores rezaram , pediram força e o fim da violência. Eles bateram palmas para Wesley e jogaram uma chuva de pétalas de rosas vermelhas e depositaram rosas brancas sobre o caixão.

Vários professores, além de amigos e alunos acompanharam o cortejo. Após o enterro o professor Felipe Ribeiro fez uma roda junto com outros professores e pediu desculpas à família de Wesley por não ter conseguido salvar a vida do menino.

"Senti necessidade de me desculpar, porque queria que a família soubesse que fizemos de tudo para salvá-lo. Liguei insistentemente durante meia hora pedindo uma ambulância e só me diziam que o socorro estava chegando. Só quando liguei para a polícia explicando que o menino já estava ficando arroxeado, eles me disseram para colocá-lo num carro e levá-lo ao hospital", contou Ribeiro, muito emocionado, destacando que duas professoras que tinham carro levaram o aluno até o Hospital Carlos Chagas.

Ao final da cerimônia, a coordenadora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino (Sepe), Vera Nepomuceno, se colocou à disposição da família para segundo ela "não deixar a morte da criança passar em vão". Vera disse que representantes do Sepe vão se reunir ainda nesta sábado (17) com um advogado para ver como responsabilizar o governo do estado e o município pela morte de Wesley.

"Já temos uma ação no Ministério Público sobre essas ações violentas da polícia perto das escolas. A Secretaria de Segurança diz que não pode informar sobre as operações policiais para não comprometer o sigilo das ações. Mas não é possível que mais crianças inocentes continuem morrendo por causa da ação da polícia", disse a representante do Sepe.

Exoneração
O comandante do 9º BPM (Rocha Miranda), Fernando Príncipe, foi exonerado na tarde dea sexta-feira (16), depois que o menino foi morto em sala de aula. Na mesma região, homens do 9º BPM faziam uma operação nas favelas da Quitanda, da Lagartixa e da Pedreira, todas perto do Ciep. A PM não confirma que a criança tenha sido atingida durante a operação, mas o comandante geral da PM, Mário Sérgio Duarte, já determinou que caso seja investigado "com celeridade".

De acordo com a assessoria de imprensa da PM, o objetivo da operação era verificar informações do Disque-Denúncia sobre criminosos que estariam nas imediações da Estrada do Camboatá e Avenida Pastor Martin Luther King.

O tenente-coronel Luís Carlos Leal assumirá o 9º BPM.

sábado, 10 de julho de 2010

Bruno e outros suspeitos de matar Eliza não podem receber visitas


Seis suspeitos de envolvimento no desaparecimento de Eliza Samudio estão presos na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, e não podem receber visitas neste fim de semana.

O goleiro Bruno, Luiz Henrique Romão (Macarrão), Marcos Aparecido dos Santos (Neném, Bola ou Paulista), Wemerson Marques (Coxinha), Flávio Caetano e Elenilson Vitor da Silva foram presos nesta semana sob suspeita de envolvimento no desaparecimento da ex-namorada do goleiro Eliza Samudio, considerada morta pela polícia.

De acordo com a polícia, os dias de visitas são sábado e domingo, das 8h às 14h, mas nenhum deles deve receber parentes ou amigos porque as visitas têm de ser agendadas com dez dias de antecedência. Além disso, de acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, eles não podem receber visitas nos primeiros 30 dias. Durante este tempo, eles também não têm direito ao banho de sol.

O site do jornal “O Dia” publicou neste sábado (10) a foto de uma tatuagem que seria de Macarrão. A frase, que estaria tatuada nas costas do amigo do goleiro, mostraria a forte amizade entre os dois: “Bruno e Maka. A amizade nem a força do tempo irá destruir. Amor verdadeiro”.

A Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais nega que a foto tenha sido tirada durante a prisão de Macarrão, mas confirmou que a tatuagem nas costas do amigo do Bruno é verdadeira. A frase tatuada é um trecho da música "Amizade", do grupo de samba Fundo de Quintal.

Investigação
A vistoria no GPS do carro de Bruno continua sendo feita, mas o relatório já identificou que o carro passou por Esmeraldas, Betim, Ribeirão das Neves e Contagem no dia 9 de junho, dia em que a polícia acredita que Eliza foi morta. Não há prazo para sair o resultado da perícia no computador da ex-namorada de Bruno.

A mulher do goleiro, Dayanne de Souza, está presa na Complexo Penitenciário Estevão Pinto, exclusiva para mulheres, em Belo Horizonte. Sérgio Rosa Sales, o oitavo suspeito, está preso no Centro de Remanejamento de Presos São Cristóvão, na Lagoinha, em Belo Horizonte.

Defesa
O advogado Ércio Quaresma, cujo escritório representa Bruno, Macarrão, Dayanne Souza, Wemerson Marques, Flávio Caetano e Elenilson Vitor da Silva, disse neste sábado (10) que está formando uma equipe multidisciplinar com médicos legistas, entre outros, para dar outros pareceres sobre laudos e provas no caso Bruno. O defensor contesta a investigação que é feita pela Polícia Civil de Minas Gerais e reclama que ainda não teve acesso aos laudos e ao inquérito.

Ainda segundo o advogado, o escritório vai entrar com uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, contra a polícia. A intenção é forçar a corporação a permitir que a defesa tenha acesso ao inquérito.

Os habeas corpus com pedido de liberdade para Bruno, Dayanne e Macarrão, defendidos pessoalmente por Ércio Quaresma, ainda não estão sendo produzidos. O advogado Frederico Franco, que trabalha no escritório de Quaresma, vai coordenar a defesa dos outros três.

domingo, 4 de julho de 2010

CBF dispensa Dunga e anuncia novo treinador até o fim do mês

A CBF oficializou há pouco, em nota publicada em seu site oficial, a dissolução da comissão técnica que comandou a seleção brasileira na Copa de 2010. Em linguagem seca e objetiva, a entidade oficializou a dispensa do técnico Dunga e de seus auxiliares. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, telefonou para Dunga para avisá-lo da dissolução da comissão técnica. Apesar de muita especulação (veja os cotados),Teixeira ainda não escolheu o nome do técnico – mas decidiu - e anunciou - que vai fazê-lo até o fim do mês.

Dunga desembarca em Porto AlegreDunga desembarca em Porto Alegre (Foto: EFE)

Além de Dunga, que desembarcou hoje em Porto Alegre dizendo que ainda iria conversar com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira para falar sobre o futuro, foram demitidos também o auxiliar Jorginho, o supervisor Américo Faria (na entidade desde 1989) e o médico José Luís Runco (que estava na seleção desde 2002)

O novo técnico, segundo fonte da entidade, terá a importante missão de renovar a seleção. Analisando a idade das seleções na Copa, os dirigentes perceberam que o Brasil era uma das seleções mais velhas da competição. Enquanto a Alemanha usou nove jogadores sub-23 e a Argentina usou sete, o Brasil tinha apenas um – Ramires.

Mais – o novo técnico da Seleção terá um trabalho diferente – com um ciclo possivelmente mais extenso do que os tradicionais quatro anos que separam duas Copas. Por causa das Olimpíadas de 2016, a ideia da CBF é trabalhar para um ciclo de seis anos – que começará ainda este ano com os cinco amistosos programados para 2010 (o primeiro já no dia 10 de agosto contra os Estados Unidos em Nova Jérsei).

Esse “ciclo de seis anos” incluirá pelo menos uma competição importante por ano. Em 2011, haverá Copa America e a seletiva para os Jogos Olímpicos de 2012. Em 2012, as Olimpíadas. Em 2013, Copa das Confederações no Brasil. Em 2014, a Copa no Brasil. Em 2015, Copa America, também no Brasil (embora haja especulação de que ela poderia mudar para o Chile). E, enfim, as Olimpíadas do Rio em 2016.

Por conta disso – e da necessidade de renovação – ainda há uma dúvida na CBF sobre a contratação (ou não) de um técnico específico para a seleção olímpica – como já aconteceu no passado. Essa escolha vai depender do nome escolhido para comandar a seleção principal. Pode ser que o novo treinador queira comandar os dois times – ou escolher um nome de confiança para trabalhar os novos valores.

Veja a íntegra da nota oficial da CBF:

"Encerrado o ciclo de trabalho que teve início em agosto de 2006, e que culminou com a eliminação do Brasil da Copa do Mundo da África do Sul, a CBF comunica que está dispensada a comissão técnica da Seleção Brasileira.

A nova comissão técnica será anunciada até o final deste mês de julho."

terça-feira, 29 de junho de 2010

Chega a 37 o número de mortos pela chuva em Alagoas


hegou a 37 o número de mortes causadas pela chuva em Alagoas. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil do estado nesta terça-feira (29), as três novas vítimas confirmadas são do município de União dos Palmares (AL). Até segunda-feira, 34 mortes haviam sido confirmadas em Alagoas.

Ainda segundo a Defesa Civil, o estado tem 69 desaparecidos. Mais de 181 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas. Ao todo, 15 cidades decretaram estado de calamidade pública, quatro estão em situação de emergência e outras 28 cidades registraram prejuízos causados pelas enxurradas.

Em Pernambuco, estado que também foi bastante afetado pelas chuvas no Nordeste, foram 20 óbitos confirmados até esta terça-feira. No dois estados, 157 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas e 95 municípios relataram danos.

Férias antecipadas

Engenheiros e arquitetos da Secretaria da Educação e do Esporte e do Serviço de Engenharia de Alagoas estão visitando escolas estaduais para verificar os danos causados pelas cheias nas últimas semanas. Segundo o governo estadual, 25 unidades sofreram estragos. Outras estão sendo usadas como abrigo para aqueles que perderam suas casas.

As férias de julho foram antecipadas e a previsão é de que haja atraso no calendário escolar.

Nesta terça, equipes devem vistoriar escolas em União dos Palmares, Santana do Mundaú, Ibateguara e São José da Laje. A Agência Alagoas, do governo estadual, informa que as unidades tiveram os prédios danificados, os móveis destruídos e documentos e equipamentos perdidos. Além disso, foram registrados saques.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Desemprego sobe para 7,5% em maio, diz IBGE

A taxa de desemprego subiu para 7,5% em maio deste ano, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (24). Em abril, a taxa havia sido de 7,3%.

Em relação a maio do ano passado, o índice recuou 1,3 ponto percentual, atingindo seu menor nível, para o mês de maio, desde o início da nova série da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), em março de 2002, segundo o instituto.

Rendimento

Em maio, o rendimento médio real habitual dos trabalhadores (R$ 1.417,30) caiu 0,9% em relação ao de abril (R$ 1.430,03). Já diante de maio do ano passado (R$ 1.383,36), o salário médio mensal subiu 2,5%.

O rendimento domiciliar per capita (R$ 925,37) teve queda de 1% em relação a abril. No entanto, registrou ganho de 2,7% diante de maio de 2009.

Contingente

A quantidade de desocupados em maio - 1,8 milhão de pessoas - não teve variação significativa sobre abril, segundo o IBGE, mas apresentou queda de 13,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

A população considerada ocupada (com carteira assinada ou não) - 21,9 milhões de pessoas - também ficou estável diante de abril. Já em relação a maio do ano passado, o número aumentou 4,3%. Foram criados 894 mil postos de trabalho no período de um ano, de acordo com o IBGE.

A quantidade de trabalhadores com carteira assinada, o equivalente a 10,1 milhões de pessoas, não variou em maio, em comparação a abril, mas aumentou 7,4% sobre maio do ano passado, com mais 698 mil novas vagas.

Nas regiões

Considerando as regiões do país, as taxas de desemprego não apresentaram variações significativas em relação a abril. Já diante de maio do ano passado, a pesquisa registrou queda de 2,4 pontos percentuais na região metropolitana de São Paulo, 1,1 ponto percentual em Porto Alegre e 0,9 ponto percentual em Belo Horizonte.

A população desocupada também não apresentou variação mensal em nenhuma das áreas analisadas, porém, quando comparada com a de maio de 2009, registrou redução de 23,8% em São Paulo e 15,7% em Porto Alegre.

domingo, 20 de junho de 2010

Luis Fabiano comemora o segundo gol, que teve ajuda da ‘Mão de Deus’


Em 1986, o gol com a mão de Maradona na partida de quartas de final entre Argentina e Inglaterra criou uma polêmica que se arrasta por mais de 20 anos e promete não ter fim. Neste domingo, em Joanesburgo, Luis Fabiano, mais discretamente, usou novamente do artifício para ampliar a vantagem da seleção brasileira sobre a Costa do Marfim, na partida vencida pelo Brasil por 3 a 1. Após a partida, o atacante confessou que dominou a bola com o braço. No entanto, ele tentou aliviar para o seu lado.

- Foi uma mão involuntária, a mão de Deus. Realmente a bola acabou tocando na mão no primeiro lance. O segundo lance foi no ombro. Para ficar mais bonito, o gol tinha que ter um toque duvidoso. Mas como foi involuntário, acho que valeu o gol. Acho que foi um dos mais bonitos da minha carreira. Fazer um gol numa Copa do Mundo é espetacular. Acho que é falar mais do gol, que foi uma pintura, do que o uso da mão - afirmou.

Logo depois do gol, Luis Fabiano disse ao árbitro francês Stéphane Lannoy que não havia conduzido a bola com o braço (assista ao vídeo abaixo). Feliz por ter ajudado a seleção, ele garante que o apoio dos companheiros e do técnico Dunga foi fundamental para suportar o jejum de gols - uma espécie de desabafo do Fabuloso.

- Graças a Deus saíram os gols. Eu vinha treinando, lutando, e ele não saía, mas na hora certa eu sabia que ia acontecer. E na hora que sai um, saem vários. Ter a confiança do treinador e dos companheiros é fundamental para não desanimar. Conversar com ele (Dunga) me deixa tranquilo. Venho de uma lesão, de um período sem jogar, não estava 100%. Meta eu não tenho, mas com certeza estarei lutando para conquistar a confiança do torcedor brasileiro - garantiu.

Sobre o resultado, Luis Fabiano preferiu dividir os méritos com os companheiros, atitude que já é conhecida neste grupo da seleção. Segundo o atacante, todos estão de parabéns pela partida.

- Foi um jogo muito difícil hoje, muito pegado, adversário complicado. Mas o Brasil soube jogar, dominou o adversário desde o começo. Para mim, era muito importante, muito tempo sem fazer gols, apesar de estar lutando. Esse jogo contava muito para eu voltar a fazer gols. E deu tudo certo, acabei ajudando a seleção. O importante é a classificação, a vitória. Todo mundo se doou e está de parabéns. A gente chegou aqui pelo grupo, e hoje não foi diferente. Dedico essa vitória ao grupo.

Luis Fabiano foi eleito o melhor jogador em campo na vitória brasileira sobre os marfinenses.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Quadrilha fraudava concursos há pelo menos 16 anos, diz PF


Horas após os agentes da Polícia Federal deflagrarem a Operação Tormenta, que investiga supostas fraudes em concursos públicos no país, o comando da PF em Brasília revelou que a quadrilha envolvida no caso atuava há pelo menos 16 anos na violação de provas e cobrava até US$ 150 mil por gabaritos. Doze pessoas foram presas. “Quando as investigações se aprofundaram, a gente constatou que estávamos diante de uma grande organização criminosa com pelo menos 16 anos de atuação”, afirmou o delegado que comandou a operação, Victor Hugo Rodrigues Alves.

Nesta fase da investigação foram expedidos 12 mandados de prisão temporária, 34 mandados de busca e apreensão, sendo 21 na Grande São Paulo, um no Rio de Janeiro, três na região de Campinas (SP) e nove na Baixada Santista. Durante a execução dos mandados, os agentes apreenderam dinheiro, equipamentos para fraude e cadernos de provas nos endereços abordados. “Já encontramos pontos eletrônicos, cadernos de provas, dólares em grande quantidade”, revelou Alves.


Os 12 envolvidos no esquema serão enquadrados nos crimes de formação de quadrilha, violação de sigilo funcional, estelionato, receptação e falsificação de documentos públicos. Já os candidatos identificados irão responder por crime de receptação e estelionato. Os candidatos não foram presos porque não seriam integrantes da quadrilha. “Eles apenas participaram da fraude e serão indiciados pro estelionato”, explicou o diretor de Inteligência Policial da PF, Marcos David Salem.

A PF iniciou as investigações a partir de informações obtidas durante a investigação sobre o concurso para agente da PF, em 2009. A partir de fevereiro deste ano, com o aprofundamento dos trabalhos, a PF identificou que a quadrilha atuava em todo o país, mediante o acesso aos cadernos de questões, antes da data de aplicação das provas. Além do concurso da PF, o grupo teve acesso privilegiado às provas do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (2ª fase/2010) e do concurso da Receita Federal (auditor-fiscal/1994). Outros concursos como o da Abin e da Anac estão sob suspeita, diz a PF. A investigação, no entanto, é o que vai poder identificar se os candidatos conseguiram aprovação a partir do esquema.

Foram identificados 53 candidatos que tiveram acesso à prova de agente federal, pelo menos 26 candidatos que tiveram acesso à prova da OAB e há indícios de que 41 candidatos tenham tido acesso à prova da Receita Federal. Ainda de acordo com o delegado, a quadrilha chegava a cobrar até US$ 50 mil de cada candidato que participasse da fraude no caso do concurso para agentes da PF. “O concurso da OAB eles cobravam R$ 50 mil, para agente da PF US$ 50 mil e já temos conhecimento de que para o concurso para delegado da Polícia Federal eles iriam cobrar US$ 150 mil”, afirmou Salem.

Um empresário dono de uma universidade e até um policial rodoviário federal seriam os comandantes do grupo. O policial da PRF era o responsável por obter o caderno de respostas durante o transporte das provas que era realizado pelo órgão, diz a PF. O delegado responsável pela investigação não divulgou os nomes para não prejudicar os trabalhos. Todas as provas reunidas serão analisadas no decorrer da investigação.

No caso específico do concurso para agente da PF, a investigação revelou que 53 candidatos aprovados na primeira fase foram beneficiados pelo esquema, mas só seis ainda permaneciam no processo de formação do órgão. “Os candidatos começaram a ser aprovados no concurso. Até chegar à academia de polícia [última fase do concurso] só sobraram seis. Eles foram avisados hoje [quarta], foram indiciados e afastados da academia policial”, afirmou Salem.

Em um concurso realizado em 1994 para a Receita Federal, os candidatos foram impedidos de assumir os cargos por suspeitas de fraude já na época de realização das provas. Cerca de 16 anos depois, as indenizações pleiteadas pelos beneficiários da quadrilha que não assumiram já somariam R$ 123 milhões, diz a PF. “A investigação evitou o pagamento dessas indenizações e garantiu a economia dos recursos do Estado”, afirmou Alves. O delegado ainda afirmou que a quadrilha iria receber parte dessas indenizações, caso a Justiça tivesse determinado o pagamento.

De acordo com a PF, o grupo atuava por meio de aliciamento de pessoas que tinham acesso ao caderno de questões, para conhecimento antecipado das provas. O grupo atuava ainda no repasse de respostas aos candidatos por meio de ponto eletrônico durante a realização do concurso e ainda indicava uma terceira pessoa mais preparada para fazer o concurso no lugar do candidato. Ainda de acordo com a PF, a quadrilha fazia ainda falsificação de documentos e diplomas exigidos nos concursos quando o candidato não possuía a formação exigida.

sábado, 12 de junho de 2010

Goleiro inglês se desculpa mas diz não ter do que se envergonhar

Robert Green se desculpou com os companheiros, com os torcedores ingleses mas disse que não tem motivo para estar envergonhado, apesar do frango que custou a vitória da Inglaterra sobre os Estados Unidos, neste sábado, em Rustemburgo.

- Você se desculpa com os companheiros, com 50 milhões de pessoas no seu país, mas levanta a cabeça e reage. É por isso que você está aqui, você se prepara muito para ser forte o suficiente para reagir em momentos como este. Para vir dar entrevistas e mostrar que não há do que se envergonhar. Foi um erro horrível, mas isso acontece, a vida é assim - disse Green.

O goleiro do West Ham disse que treinar para ser capaz de fazer importantes defesas não é a parte mais difícil da vida de um goleiro.

- Grandes defesas são a parte fácil. Não é para isso que você se prepara. Sei que posso fazer grandes defesas. Mas tenho que estar pronto para poder me recuperar dentro do jogo após uma falha e mostrar a mesma confiança que tinha antes de a falha acontecer. Isso é o mais difícil.

Green garantiu não estar preocupado com a possibilidade de perder a vaga de titular na seleção inglesa.

- Eu vou me preparar para jogar e dar o meu melhor. Isso é tudo o que eu posso fazer. Não estou preocupado. A decisão cabe ao treinador.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Inflação oficial de maio é a menor do ano, diz IBGE

A inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) perdeu força em maio, e ficou em 0,43%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de inflação oficial é a menor para um mês este ano. Em abril, ficara em 0,57%.

O IPCA é usado como referência pelo Banco Central para estabelecer metas de variação de preços no país.

IPCA maio '10Gráfico mostra a trajetória do IPCA. (Foto: Editoria de Arte/G1)

Com o resultado do mês passado, a inflação acumula alta de 3,09%, bem acima da taxa de 2,20% relativa a igual período de 2009. Em 12 meses, o indicador acumula variação de 5,22% - acima do centro da meta de inflação do BC para este ano, de 4,5%.

Alimentos
De acordo com o IBGE, os alimentos foram os principais responsáveis pela desaceleração do índice de abril para maio. A taxa do grupo, que vinha pressionando o IPCA desde janeiro, recuou de 1,45% em abril para 0,28% em maio, na menor variação para este ano. Nos cinco primeiros meses do ano, os itens do grupo subiram, em média, 5,48%.

Alguns produtos, como o tomate e o açúcar cristal, ficaram significativamente mais baratos no mês passado, com os preços recuando, respectivamente, 23,78% e 7,66%. O preço do pão francês também ficou 0,59% menor.

Outros grupos
Também na passagem de abril para maio, houve recuo nas taxas dos grupos vestuário (de 1,28% para 0,91%), saúde (de 0,84% para 0,74%) e educação (de 0,11% para 0,04%).

Na outra ponta, tiveram aceleração as variações de habitação (de 0,08% para 0,78%), artigos de residência (de -0,04% para 0,59%), transporte (-0,08% para 0,09%), despesas pessoais (de 0,66% para 0,75%) e comunicação (de -0,03% par a-0,01%).

INPC
Para as famílias de baixa renda, a inflação também ficou menor na passagem de abril para maio. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que calcula a variação do custo de vida médio das famílias com rendimento mensal entre um e seis salários mínimos, ficou em 0,43% em maio, ante 0,73% em abril.

Com isto, maio registrou o menor INPC do ano, cujo acumulado fechou em 3,50 %, bem acima da taxa de 2,32% relativa a igual período de 2009. Considerando os últimos doze meses, o índice situou-se em 5,31%.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Cineasta brasileira diz ter imagens exclusivas da ação israelense

A cineasta brasileira Iara Lee, única brasileira entre os quase 600 ativistas que tentaram furar o bloqueio da Faixa de Gaza na última segunda-feira (31), contou em entrevista à TV Globo na Turquia que conseguiu imagens exclusivas da ação israelense que deixou nove mortos. "Conseguimos sair com um material de filmagem exclusivo, em definição alta. Nós éramos um dos únicos que tinham câmera profissional. [...] Então temos que voltar para os EUA e mostrar para o mundo inteiro", disse ela.

Veja o site do Bom Dia Brasil

Lee contou que para furar a inspeção israelense, o cinegrafista costurou os três cartões de memória em sua cueca. A brasileira chegou na noite de quarta a Istambul, após ter ficado presa em Tel Aviv e ter sido deportada.

“Foi realmente surpreendente. Foi um 'Apocalipse Now' o que a gente presenciou e viveu esses últimos dias. Como se tivesse numa guerra declarada. Os israelenses entraram com equipamentos e armas como se fosse a 3º Guerra Mundial”, afirmou a brasileira à TV Globo.

A cineasta brasileira Iara Lee desembarca em Istambul.A cineasta brasileira Iara Lee desembarca em Istambul. (Foto: Káthia Mello)

O governo de Benjamin Netanyahu decidiu expulsar todos os militantes estrangeiros presos depois do violento ataque contra a frota humanitária internacional que se dirigia para Gaza. Após a pressão internacional, mesmo os que seriam processados foram libertados.

Israel argumentou que seus soldados agiram em legítima defesa, por terem sido agredidos com canos e facas pelos ativistas quando desciam de helicóptero no navio turco Mavi Marmara, na madrugada de segunda-feira.

mapa gaza 3.0Veja mapa da região. (Foto: Arte g1)

A frota de ativistas tentava furar o bloqueio que Israel impõe aos 1,5 milhão de habitantes da Faixa de Gaza, uma forma de pressão contra o governo do grupo islâmico Hamas.

Apesar de analistas terem apontado falhas táticas na operação, Barak elogiou a atuação dos soldados sob circunstâncias tão complicadas.

Com aval dos EUA, o Conselho de Segurança da ONU pediu uma investigação imparcial das mortes na frota humanitária, cujas embarcações e ativistas eram majoritariamente turcos.

Especula-se em Israel que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu irá nomear uma comissão judicial para determinar se os militares erraram ao não levarem em conta a resistência que os ativistas ofereceriam no Mavi Marmara.

Outra tentativa de furar o bloqueio israelense vem se aproximando: o navio MV Rachel Corrie (batizado em homenagem a uma ativista norte-americana morta em 2003 na Faixa de Gaza) zarpou na segunda-feira de Malta com direção ao território palestino.

Ele leva 15 ativistas, inclusive a norte-irlandesa Mairead Corrigan, Prêmio Nobel da Paz de 1976. O tripulante Derek Graham disse à emissora pública irlandesa RTE que a embarcação deve chegar entre a noite de sexta-feira (4) e a manhã de sábado (5) ao ponto onde aconteceu o incidente de segunda-feira.

Questionado sobre qual será a reação de Israel, Tzachi Hanegbi, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Parlamento, disse: "Não podemos deixar que eles borrem a linha vermelha que Israel estabeleceu. Deixar que eles entrem para ajudar o Hamas não é uma opção."

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Bebê que teria sido esfaqueado pelo pai morre no RS

Menina de 3 meses teve ferimentos no intestino e no pulmão.
Ambulante, que está preso, teria dito que queria se vingar da mulher.


Uma criança de três meses que teria sido esfaqueada pelo pai não resistiu aos ferimentos e morreu na madrugada desta sexta-feira (28), em Porto Alegre. Segundo a polícia, o pai disse que brigou com a mulher e, para se vingar, atacou a filha, na noite de quarta (26). Ele está preso.

A menina estava no quarto com o irmão quando foi atacada. Ela teve ferimentos no intestino e no pulmão.

A mãe teria dito aos policiais que o marido não era agressivo com as crianças, mas testemunhas discordaram dessa afirmação. De acordo com as investigações, o vendedor ambulante já havia feito ameaças de matar a mulher.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Seis homens morrem em operação na Favela da Coreia


Seis homens morreram e um ficou ferido em confronto durante uma operação policial na Favela da Coreia, em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio. Desde o início da manhã desta quinta-feira (20), cerca de 200 policiais do 14º BPM (Bangu) e agentes da 34ª DP (Bangu) fazem uma incursão na comunidade para combater o tráfico de armas e drogas.

Houve um intenso tiroteio na chegada dos agentes ao local. Segundo a polícia, logo no início um dos homens baleados estava com uma pistola 9 mm. Ele foi atingido na Rua Coronel Tamarindo, perto da linha férrea e morreu.

Durante a operação, 17 homens foram presos. Segundo a polícia, nove deles já foram identificados pela polícia como integrantes do tráfico na região. Entre eles, estariam os traficantes conhecidos como Bebezão e Mustafá, apontados pela polícia como principais colaboradores do chefe do tráfico Matemático, que está foragido.

Seis pistolas e uma espingarda calibre 12 mm, além de munição e sete radiotransmissores foram apreendidos. Também foram recolhidos três carros roubados e uma moto, que seria usado por Diego, filho de Matemático.

Segundo tenente-coronel Ricardo Brito, subcomandante do 14º BPM, os policiais contam com o apoio de seis veículos blindados. A operação ainda está em andamento, segundo ele.

Os presos e o material apreendido serão levados para a 34ª DP (Bangu).

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Policiais não viram mulher ser roubada em delegacia, diz seccional

Um escrivão e uma carcereira do 1º Distrito Policial de Salto, cidade a 107 km de São Paulo, confirmaram nesta sexta-feira (14) à Corregedoria da Polícia Civil e aos seus superiores que uma comerciante de 52 anos teve a bolsa roubada por assaltantes dentro da delegacia no final da tarde de quinta-feira (13). Ela tinha ido registrar o furto de seu telefone celular, mas saiu de lá sem R$ 13.500 que estavam dentro de sua bolsa.

Os criminosos fugiram diante dos policiais, que não fizeram nada para impedir o roubo, segundo a vítima. Ela havia sacado a quantia no banco horas antes. A bolsa foi encontrada jogada na rua sem o dinheiro. Durante a confusão, a mulher entrou em luta corporal com um dos assaltantes e machucou o braço, que precisou ser enfaixado.

Em suas defesas, o escrivão e carcereira contestam a versão da mulher de que eles viram a ação criminosa e não fizeram nada porque teriam confundido o roubo com uma briga de casal. Eles alegam que estavam trabalhando em salas separadas do plantão policial e, por isso, não assistiram ao assalto. Disseram ainda que ouviram uma “gritaria”, acharam se tratar de uma briga de casal, quando se deram conta foram ver o que acontecia e viram homens saírem com a bolsa da mulher. Só depois eles teriam percebido que eram assaltantes em fuga.

Além dos policiais, uma atendente, funcionária da prefeitura, estava na delegacia. Ouvida, ela alegou que o roubo foi muito rápido e por isso não conseguiu pedir socorro para a comerciante. Dos três funcionários que estavam no DP, somente o escrivão e a carcereira estariam armados.

'Não houve nem tempo de reação'

“Os policiais disseram que não intervieram porque não houve tempo hábil e custaram a entender o que estava acontecendo. No momento em que a mulher chegou à delegacia, atendente estava conversando com outras pessoas. O escrivão estava na sala, fazendo o trabalho dele. A carcereira em outra sala, cuidando de pendências administrativas. Ou seja, eles não estavam vendo o que acontecia no plantão. Policiais disseram que não houve nem tempo de reação. Quando ouviram gritaria, os bandidos estavam fugindo. A ousadia foi tão grande que nem suspeitaram do roubo. Acharam que fosse uma briga de casal”, afirmou por telefone ao G1 na manhã desta sexta o delegado seccional de Sorocaba, André Moron. Ele é o superior dos delegados em Salto.

Ainda de acordo com o delegado seccional, dois investigadores e um delegado do 1º DP não estavam na delegacia no momento do crime porque estavam trabalhando em outros locais. “Os investigadores estavam na rua, em diligência. O delegado, no fórum”, disse Moron.

Assaltantes teriam confundido delegacia
Segundo o seccional, os policiais que não impediram o roubo dentro da delegacia disseram que os criminosos estariam seguindo a vítima desde o banco e, por esse motivo, talvez tenham confundido o DP com qualquer outra repartição pública. “Como a delegacia funciona numa casa improvisada, ao lado de uma creche, os policiais acham que os assaltantes não sejam da região. Eles acreditam que os bandidos não pensassem que estivessem dentro de uma unidade policial. Afinal de contas, foi uma ação bastante ousada”, disse o delegado Moron.

Apesar de afirmar que quer acreditar na versão do escrivão e da carcereira, o seccional classificou como “um absurdo” o roubo dentro do 1º DP. “Essa ocorrência é um absurdo. Em 22 anos trabalhando na polícia, nunca ouvi falar disso. Se houve erro deles, foi a demora no entendimento daquilo do que estava acontecendo”, disse Moron.

O delegado informou que ainda vai avaliar se é o caso de se repensar a questão da segurança nos distritos. “Vou analisar o que aconteceu para saber se há necessidade de alguma mudança em relação a isso”, afirmou o seccional. Ainda, segundo ele, todo o efetivo da polícia da região de Sorocaba está na busca dos criminosos.

O delegado titular da 7ª Corregedoria Auxiliar de Sorocaba, Marcio Vieira Rodrigues, instaurou inquérito policial para apurar no âmbito administrativo os fatos relacionados à ocorrência. O órgão investiga se o escrivão e a carcereira cometeram prevaricação ou omissão de socorro por não impedirem o roubo dentro da delegacia. A atendente, que não é policial, também é averiguada.

Nenhum dos três funcionários que estavam na delegacia têm qualquer punição no currículo. Eles não foram trabalhar nesta sexta porque estão à disposição da corregedoria. Caso sejam considerados culpados, poderão ser punidos ou dispensados do serviço público.

domingo, 9 de maio de 2010

Presente de Dia das Mães é 'dinheiro gasto à toa', diz filho

Quem conversa com o empresário Carlos Marcovici fica com a impressão de que ele ama sua mãe. Mas quem o encontrar neste domingo pode duvidar disso, já que ele não dá presente para a mãe no dia delas.

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio no ano, e pesquisa da Fundação Getúlio Vargas aponta que a maioria dos consumidores pretende gastar mais de R$ 50 no presente da mamãe. Mas tem gente, como Carlos, que prefere não presentear nesta data.

“Há muitos anos que não dou presente. No dia que eu precisar que alguém me lembre que tenho mãe, eu já estou morto”, diz o empresário.

Carlos Marcovici, que não dá presente no Dia das MãesCarlos Marcovici, que não dá presente no Dia das Mães (Foto: Arquivo Pessoal)

Bem-humorado, ele diz que “tira sarro” de quem vai a restaurantes lotados no domingo das mães. “Minha mãe aceita bem a minha decisão. Ela sabe que meu respeito e meu amor por ela é o ano inteiro”, conta Carlos.

O empresário conta que há cerca de 15 anos ele teve uma discussão com a mãe sobre a questão do Dia das Mães e enviou a ela uma carta explicando sua filosofia. “Desde então, estamos tranquilos com relação a isso. Eu dou presente, mas é espontâneo: outro dia, estava no carro com minha família e vi uma floricultura, aí parei e comprei flores para minha mãe e minha filha”, diz ele.

Carlos tenta convencer seus próprios filhos da sua visão a respeito do Dia das Mães, mas diz que, se eles querem sair com a mãe, ele vai também. “Vira um dia de consumo, não tem onde estacionar, onde comer. Eu sei que uma ligação, uma visita a minha mãe vale um ano de presentes.”

Outros valores

O professor universitário Elisson Andrade tem uma visão semelhante, mas pensa também no lado financeiro. “Temos muitos gastos com presentes e lembrancinhas, porque tem muitas datas comemorativas e muitas pessoas que a gente gosta. Eu não dou presente nestas datas, é um dinheiro gasto à toa”, acredita ele.

“Existe uma obrigação social de dar presente. Eu acho um desperdício, você gasta dinheiro que às vezes não tem ou não pode gastar para comprar uma coisa que a pessoa não precisa”, resume ele.

Com relação a sua mãe, ele diz que ela “não liga para isso”. “Ela liga de eu telefonar, de ir almoçar com ela. Não é isso [o presente] que mostra o amor que eu tenho por ela. Se ela quiser ou precisar de algo, eu compro para ela”, conta Elisson.

O professor universitário diz que também compra presentes para a mãe no resto do ano quando vê algo que sabe que ela vai usar ou que gostaria. “Quando viajo, compro doce de laranja, que sei que ela gosta”, diz ele.

sábado, 1 de maio de 2010

Papa nomeia delegado para controlar congregação 'Legionários de Cristo'

O Papa Bento XVI decidiu nomear um delegado para controlar diretamente a congregação Legionários de Cristo, fundadada pelo mexicano Marcial Maciel Degollado, já falecido, anunciou o Vaticano neste sábado (1º). Maciel foi acusado por diversos abusos sexuais.

A Igreja tem "a firme vontade de acompanhar e ajudar" a congregação "no caminho da purificação que a espera" e Bento XVI "indicará em breve as modalidades desse acompanhamento, começando pela nomeação de um delegado", informou o Vaticano em comunicado.

O anúncio segue-se a reuniões mantidas pelo papa na sexta-feira e neste sábado no Vaticano com os cinco bispos que realizaram uma inspeção na congregação.

Marcial Maciel teve um "comportamento objetivamente imoral", diz o comunicado do Vaticano. "Testemunhas incontestáveis" confirmam fatos muitas vezes "criminosos" que "demonstram uma vida sem escrúpulos e sem um autêntico sentimento religioso", diz a nota.

Maciel, que até sua morte dirigiu com mão de ferro os Legionários de Cristo, congregação fundada em 1941 no México, era pai de uma menina, filha de uma relação secreta, cuja existência foi reconhecida em 2009.

Em maio de 2006, Bento XVI havia obrigado a Marcial Maciel a "renunciar a qualquer ministério público" e a "a retirar-se na oração e na penitência". A congregação está presente em 22 países, particularmente no México e na Espanha, possuindo 800 sacerdotes, 2.500 seminaristas e 70.000 membros leigos. além de administrar 12 universidades.

Marcial Maciel Degollado (1920-2008) levava uma vida dupla, com pelo menos duas mulheres e três filhos, criando em torno de si um mecanismo de defesa que o tornou por longo tempo inatacável, sendo, por conseguinte, difícil, o conhecimento de sua verdadeira vida.

É por isto que "a descoberta e o conhecimento da verdade sobre o fundador provocou, nos membros da Legião, surpresa, desconforto e profunda dor, o que ficou evidenciato pelos inspetores visitantes" diz nota do Vaticano.

Bento XVI garantiu seus pensamentos e orações aos que foram "vítimas desses abusos e do sistema de poder" exercito por Degollado. O Santo Padre - explica o Vaticano - "quer tranquilizar todos os legionários e membros do movimento Regnum Christi que não serão deixados sozinhos: a Igreja tem a vontade firme de acompanhá-los e ajudá-los no caminho da purificação que os espera. Isso diz respeito, também a uma confrontação sincera com os que, dentro e fora da Legião, foram vítimas de abusos e do sistema de poder criado".

"Desta forma" - prossegue a nota - "o Santo Padre dedica seus pensamentos, orações e agradecimentos aos que, apesar de grandes dificuldades, tiveram a coragem e a perseverança de exigir a verdade".

Cinco visitadores apostólicos realizaram de 15 de julho de 2009 até a metade de março passado, uma investigação sobre a Congregação nos cinco continentes. Foram eles: Ricardo Watty Urquidi, bispo de Tepic (México); Charles Joseph Chaput, arcebispo de Denver (Estados Unidos); Giuseppe Versaldi, bispo de Alessandria; Ricardo Ezzati Andrello, arcebispo de Concepción (Cjile); Ricardo Blazquez Perez, bispo de Bilbao (Espanha).

segunda-feira, 26 de abril de 2010

‘Trabalhador tem que morar no Centro’, diz sem-teto


Não fosse pela faixa vermelha na fachada do prédio na Avenida Nove de Julho, na região central de São Paulo, não haveria pistas de que o imóvel está ocupado desde a madrugada desta segunda-feira (26) por famílias sem-teto. Vez ou outra, alguém surge nas janelas apenas para observar o movimento. Nos fundos, na Rua Álvaro de Carvalho, a situação já é diferente.

Veja fotos de protesto perto da sede da Prefeitura de SP

Uma única viatura da polícia militar guarda, do outro lado da rua, a pequena e aparentemente frágil porta de madeira que dá acesso aos fundos do prédio, velho conhecido das famílias sem-teto. De cima do muro, um homem vigia tudo, atento. Outros vários pedaços de madeira reforçam a segurança de quem está dentro, e a entrada e a saída de pessoas só são permitidas com identificação e depois da certeza de que não há policiais por perto.

O G1 teve acesso ao terreno nos fundos do prédio, onde estão desde esta madrugada 500 pessoas, de acordo com números divulgados pela Frente de Luta por Moradia (FLM), movimento que encabeça o protesto. Segundo uma das coordenadoras, o grupo é formado por famílias que já viveram no edifício e saíram com a promessa de que ele fosse reformado para que trabalhadores de baixa renda pudessem habitá-lo.

“Temos uma luta aqui desde 1997. Saímos em 2003 e depois reocupamos outras três vezes. Na última, saímos em abril de 2009”, explica Carmem Ferreira da Silva. Segundo ela, o prédio tem irregularidades. A primeira era um problema na delimitação do terreno, que já teria sido resolvida. “Agora a Eletropaulo está afirmando que existe uma conta de luz pendente no valor de meio milhão de reais. Cada vez que achamos que vamos morar com dignidade, surge um problema.”

Ela afirma que há um projeto do governo federal para que sejam construídos prédios no terreno da Rua Álvaro de Carvalho, que resultariam em 400 unidades e mais as 133 do prédio da Avenida Nove Julho. “Mas não há iniciativa da prefeitura. O projeto ‘Minha casa, minha vida’ não existe em São Paulo”, reclama, referindo-se ao programa de moradia para trabalhadores de baixa renda.“Não queremos nada de graça, mas queremos nossos direitos. E trabalhador tem que morar no centro da cidade”, afirma.

Ocupações
A FLM promoveu uma série de ocupações na madrugada desta segunda. Duas mil famílias, segundo estimativa do próprio movimento, ocupam esse prédio e mais um, na região central, além de um terreno localizado na Zona Sul.

Outro grupo grande, composto por cerca de 450 pessoas, tentou acampar em frente à sede da Prefeitura, no Centro, mas a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar (PM) impediram a aproximação dos manifestantes. Os sem-teto passaram a ocupar a região do Viaduto do Chá, com barracas. Eles aguardam ser atendidos pelo prefeito Gilberto Kassab. Além disso, a FLM afirma que formará uma comissão para ir a Brasília dialogar com representantes do governo federal.

De acordo com Carmem, a desocupação só será feita mediante a previsão do governo de reforma dos prédios, para que as famílias possam voltar a viver neles. “Queremos saber do cronograma, porque moradia é nosso direito. Mas todas as vezes em que estivemos aqui foi pacificamente. Não somos bandidos.”

Um comandante da PM esteve no local para ver quantas pessoas se encontravam no prédio e se havia grande quantidade de mulheres e crianças – o que foi confirmado. Mas, segundo a polícia, por enquanto será feito apenas o monitoramento da situação, com uma viatura. Caso haja uma ordem judicial para a desocupação, a primeira iniciativa será o diálogo. Os sem-teto afirmam, no entanto, que em sua chegada ao local foram recebidos com gás de pimenta.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Aeroporto britânico de Heathrow volta a funcionar após 5 dias fechado


O aeroporto de Heathrow, em Londres, foi reaberto nesta terça-feira (20) após cinco dias sem operar e recebeu um voo de Vancouver (Canadá), informaram as autoridades locais.

Um porta-voz afirmou que o aeroporto - o maior da Europa - reabriu pouco antes das 22h locais (18h de Brasília), após a agência de segurança aérea britânica anunciar a retomada gradual das operações.

"Eu posso confirmar que o aeroporto de Heathrow foi reaberto, e um primeiro voo da British Airways vindo de Vancouver pousou".

A British Airways acrescentou ainda que mais de 20 voos de longa distância são esperados nos aeroportos de Heatrow ou Gatwick - também em Londres - para a noite desta terça-feira ou a manhã de quarta-feira.

Outros aviões tentaram pousar mais cedo, mas foram desviados para outros aeroportos europeus após terem o pedido de permissão de pouso negado, afirmou a porta-voz.

A reabertura ocorre pouco depois de o governo do Reino Unido ter anunciado que iria levantar as restrições à maior parte do espaço aéreo do país, que estava fechado por conta das cinzas do vulcão islandês, o que impediu milhares de passageiros de voltarem para casa.

O Reino Unido, uma importante conexão aérea internacional, foi um dos últimos países da Europa a decidir reabrir seu espaço aéreo.

A Polônia também anunciou a reabertura de seu espaço aéreo, a partir de 5h GMT (2h de Brasília) da quarta-feira.

A Air France também anunciou que planeja colocar no ar todos seus voos de longa duração nesta quarta, informou a companhia. Mas a empresa anunciou também que os voos de média distância, para o norte e o nordeste da Europa, continuam suspensos.

O presidente da Organização Internacional de Aviação Civil disse nesta terça-feira (20) que é seguro voar sobre a Europa, no sexto dia de caos aéreo provocado pelas cinzas do vulcão islandês e no momento em que a maioria dos países resolveu reabrir seus espaços aéreos. A declaração foi feita por Roberto Kobeh Gonzalez depois de encontro com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-monn.

De acordo com a agência que controla o tráfego aéreo na Europa, quase 75% de todo espaço aéreo europeu estava livre de restrições no início da noite desta terça.

Segundo a agência, as regiões que mantinham o tráfego aéreo normal ou parcial são: Áustria, área dos Bálcãs, Bélgica, Bulgaria, República Tcheca, Hungria, Itália, sul da França, Grécia, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Espanha, Romênia, norte da Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia

Ao final do dia, segundo a agência, um total de 95 mil voos terão sido cancelados desde a última quinta-feira, quando começaram as restrições.